Assine

Acupuntura também pode ser utilizada como tratamento em felinos

Técnica nos gatos parece ser difícil, porém é mais fácil do que se imagina

Na clínica felina, além das doenças, os médicos-veterinários devem, também, saber lidar com o temperamento do animal, bastante particular. 

Muitas vezes, técnicas, como a acupuntura, podem parecer impossíveis de serem aplicadas nos felinos. Mas a médica-veterinária, proprietária e responsável pela unidade Alphaville da rede Pet Fisio (São Paulo/SP), Larissa Toyofuku, afirma que é possível realizar o tratamento de gatos por esse meio. 

Ela recorda, também, que a especialidade ainda não é frequente na clínica veterinária quanto se pensa. “Os colegas veterinários indicam, principalmente, para o controle de dor e em casos neurológicos que não responderam bem ao tratamento alopático. Temos um leque de indicações que não é explorada ainda como suporte a animais geriatras, oncológicos, problemas cardiorrespiratórios, dermatológicos, endócrinos, entre outros”, comenta. 

Larissa Toyofuku afirma que caso o médico-veterinário especialista não entenda, pela menos, um pouco sobre o comportamento felinos, ele, talvez, encontre dificuldade no momento do agulhamento. “É preciso saber quando o gato está calmo ou estressado e se ele permite agulhagem seca ou não (para aqueles que não permitem utilizamos outras técnicas para estimular o acuponto como laser, pressão, moxabustão)”, explica. 

Leia a reportagem completa na edição de maio da C&G VF.

acupunturafelinos
Edição nº 225 está disponível em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.