Assine

Aminoácidos contribuem consideravelmente para a saúde de cães e gatos

A arginina é essencial para o crescimento do animal de estimação
arginina
Edição nº 226 está disponível em

Os aminoácidos são elementos básicos da proteína sendo que a estrutura da proteína apresenta mais de 20 aminoácidos diferentes, sendo 10 essenciais. Os aminoácidos essenciais garantem a função fisiológica do animal e devem ser inseridos no metabolismo de cães e gatos por meio de uma dieta balanceada já que eles não conseguem sintetizá-los. 

A arginina é um desses aminoácidos essenciais sendo primordial para o crescimento e produção da ureia. A transformação da ureia está relacionada a um ciclo de reações bioquímicas a partir da amônia. Essa transformação ocorre parte nas mitocôndrias e parte no citoplasma, principalmente dos hepatócitos, e uma pequena participação ocorre por meio dos rins. 

A amônia está diretamente ligada à degradação de aminoácidos dos alimentos no trato gastrointestinal dos animais por meio de bactérias. As células do organismo, também, são responsáveis pela produção de ureia em uma menor quantidade. 

A arginina pode ser encontrada em fontes comuns ou naturais, sendo abundante em carnes e vísceras, bem como nos tecidos dos animais tais como pele, músculos e pelos. Uma variedade de alimentos de origem vegetal são alimentos ricos em arginina. Algumas das melhores escolhas são a soja, a aveia e gérmen de trigo. 

Leia o artigo completo na edição deste mês da C&G VF. Acesse agora.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.