Assine

Associação de MOS e Yucca auxilia na saúde intestinal de cães

Combinação também melhora a consistência fecal desses animais
defecando
Acesse conteúdo completo na edição nº 216 da
C&G VF, em revistacaesegatos.com.br

Os alimentos para cães e gatos apresentam, geralmente, elevados teores de proteína, acarretando na fermentação de aminoácidos indigestíveis no cólon por microrganismos proteolíticos. Essa fermentação gera compostos putrefativos, como a amônia, aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia ramificada (AGCR), fenóis e indóis. 

Além de piorar o odor fecal, alguns desses compostos são tóxicos às células intestinais, podendo gerar colite e carcinogênese no cólon.  Desse modo, o uso de fontes proteicas de alta digestibilidade, aliado a alguns aditivos, como os mananoligossacarídeos (MOS) e o extrato de yucca, pode reduzir esse problema. 

Foi realizada uma pesquisa na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba/PR), com o objetivo de avaliar os efeitos da combinação de MOS e yucca sobre indicativos de saúde intestinal e características fecais de cães. Os cães alimentados com a mistura de MOS + yucca apresentaram aumento (P<0,05) na matéria seca e no ácido acético e redução (P<0,05) na amônia, pH, odor e na concentração de AGCR das fezes (Figuras 1 e 2). 

Saiba mais em artigo publicado na edição de agosto da C&G VF. Acesse aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.