Assine

Aves podem ser acometidas por fungos presentes em frutas

Micotoxicose é um assunto que não deve ser esquecido na clínica

Alguns metabólitos produzidos por fungos, conhecidos como micotoxinas, são deletérios e causam desde alterações metabólicas a carcinogênese. Casos da Medicina Veterinária, como as aflatoxinas, ergotamina e a zearalenona, são conhecidos e estudados, principalmente em animais de produção. 

Entretanto, aspectos como: grande quantidade de micotoxinas, custos, muitas vezes, onerosos na sua identificação, poucos relatos na literatura e estudos conduzidos, frequentemente, com apenas um tipo de micotoxina, constroem um cenário em que o conhecimento clínico existente das micotoxinas ainda seja pequeno e não condizente com a realidade. 

Diversos fungos e micotoxinas já foram detectados em grãos e frutas oferecidos na alimentação das aves, o que faz das micotoxicoses um capítulo que não deve ser esquecido na clínica. Como a porta de entrada é por via oral, o trato gastrintestinal é o primeiro sistema exposto. As lesões variam de desequilíbrio osmótico e manutenção das membranas até necrose, podendo estar associados às infecções bacterianas, causando, assim, um quadro de enterite. 

Leia o artigo completo na edição de março da C&G VF.

micotoxinas
Edição nº 223 está disponível para leitura em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.