Assine

Brasileiro é selecionado para receber o prêmio de Bem-Estar Animal da WVA

Veterinário foi indicado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária

O médico veterinário Adroaldo Jose Zanella é um dos cinco profissionais que receberá o 2º prêmio da World Veterinary Association (WVA) de Bem-estar Animal, representando a América Latina. Zanella foi um dos indicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) para receber o prêmio. A premiação será entregue durante o 34º Congresso da WVA, no dia 06 de maio, em Barcelona, na Espanha. 

“O prêmio de veterinário destaque em bem-estar animal é motivo de muita alegria. É com humildade que recebo esta horaria maior da Medicina Veterinária internacional, lembrando que ela representa o trabalho de inúmeros estudantes, técnicos, colaboradores que me acompanharam nos diversos grupos, nos seis países que trabalhei, especialmente o meu grupo no Brasil. Eu amo o que faço, amo de verdade”, afirmou o profisissional. A Associação selecionou um médico-veterinário de cada uma das seis regiões onde está presente (América do Norte, América do Sul, Europa, África, África do Norte/Oriente Médio e Ásia/Oceania) para receber a premiação.

Zanella completou o curso de Medicina Veterinária na Pontifícia Universidade Católica (PUC, Uruguaiana/RS), em 1983. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desiderio Finamor (Eldorado do Sul/RS), de 1983 a1987, onde atuou na unidade de produção de suínos ao ar-livre, em Paim Filho (RS), pioneira nas práticas de bem-estar. Em 1992, foi o primeiro veterinário do mundo a obter doutorado em Bem-estar Animal, pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). 

bemestar
Profissional tem interesse em compreender atitudes em relação à dor e ao
bem-estar em diferentes espécies animais (Foto: reprodução)

Em 1996, criou o programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Universidade Estadual de Michigan (EUA). Em 2006, assumiu a cátedra de bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science (Noruega), onde criou o programa de ensino e pesquisa em bem-estar animal. 

Em 2011, assumiu a cátedra de bem-estar e saúde animal no Scotland's Rural College (SRUC, Edimburgo). No SRUC, coordenou o projeto AWIN, financiado pela União Europeia, para desenvolver protocolos científicos de avaliação de bem-estar animal. Em 2013, foi contratado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo como professor de bem-estar animal. O profissional tem interesse em compreender atitudes em relação à dor e ao bem-estar em diferentes espécies animais.  

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.