Assine

Cães respondem a emoções negativas lambendo a própria boca

Pesquisa mostra que cães têm esse comportamento ao ver pessoas com raiva
lamber
Confira o texto na edição de fevereiro,
em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Muitos assuntos relacionados ao emocional dos cães são fomentados em estudos e pesquisas a fim de ampliar o conhecimento sobre estes animais. A bióloga formada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife/PE), Natália de Souza Albuquerque, foi em busca de respostas para perguntas como: será que os cães entendem quando estamos com raiva? Eles reagem quando nos expressamos de forma negativa? 

Seu estudo, iniciado em 2016, investigou a capacidade dos cães reconhecerem emoções por meio das expressões faciais e de sons. “Durante esse estudo, realizado no meu mestrado, apresentamos aos cães imagens (faces) e sons com conteúdo emocional (voz de pessoas e latidos de cães), tanto de pessoas quanto de outros cães e investigamos se o cão conseguia associar um rosto feliz a um som feliz e um rosto bravo a um som bravo. Ou seja, queríamos ver se os cães eram realmente capazes de reconhecer uma expressão de alegria ou de raiva e saber se aquilo era positivo ou negativo”, descreve. 

A partir deste estudo, a pesquisadora resolveu focar em um comportamento bastante comum, porém pouco entendido: o ato de lamber a própria boca. Segundo Natalia, os resultados de sua pesquisa indicam que os cães reconhecem as emoções das pessoas e que eles são sensíveis a elas, principalmente às negativas. “Esse entendimento por parte dos pets pode ser uma resposta emocional quando eles percebem algo de negativo no ambiente, de que não gostaram, e demostram lambendo a própria boca para passar a mensagem de ‘percebi e não gostei’ e isso pode ser um sinal emocional que facilita a ligação entre cães e pessoas, como uma tentativa de comunicação”, afirma. 

Leia a reportagem completa na edição de fevereiro da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.