Assine

Cães menores costumam urinar “mais alto” para disfarçar seu tamanho

Resultado faz parte da pesquisa realizada pela Universidade de Cornell

Postes, árvores, carros. Os lugares escolhidos pelos cães para urinar são diversos. A ideia de que os machos têm essa ação para marcar o território já é uma velha conhecida. O que os especialistas trazem como novo é o fato de que alguns truques podem estar sendo utilizados por eles.

Os profissionais acreditam que cachorros pequenos levantam mais suas pernas para que a marca de sua urina fique mais alta, dando, assim, uma impressão de serem maiores. Isso tudo, porque os cães também têm o hábito de cheirar esses “territórios”, levando os animais maiores a terem uma noção diferente do tamanho real de quem urinou antes. Isso acontece porque a espécie tem narizes farejadores bastante afiados e partes no cérebro capazes de identificar as características e detalhes de outros cachorros somente pelo odor da urina.

cachorro_xixi_reproducao
Hábito é tido pelos especialistas como uma
forma de comunicação entre eles (Foto: reprodução)

Por meio da amostra de urina, um consegue saber se o outro é fêmea ou macho, a idade, a fertilidade e até aspectos de sua saúde. Essa também é uma forma dos cães terem conhecimento de quem vive nas proximidades de onde costuma passear.

Os cientistas da Universidade de Cornell (EUA), chegaram a essa conclusão por meio de um estudo realizado. Os estudiosos levavam os cães de tamanhos variados para passear e filmavam os seus comportamentos enquanto urinavam. Após observar os registros, perceberam o ângulo que a perna levantada e até onde chegava a urina do cão.

A partir desta análise a conclusão: os cachorros que levantavam mais as pernas para que o xixi chegassem mais alto eram os menores. Assim, formularam a hipótese de que os pequenos tendem a fingir seu tamanho para parecer maiores do que são.

Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.