Assine

Cão com tumor tem 70% do crânio reconstruído por impressão 3D

Caso foi atendido por profissional canadense especializada na técnica

A utilização da tecnologia para beneficiar a saúde dos pets vem sendo adotada com uma frequência cada vez maior. A impressão 3D é uma das técnicas que chama atenção, já que o custo dos tratamentos também é reduzido. A ferramenta foi utilizada recentemente para recompor 70% do crânio de um cão da raça Dachshund.

O caso ocorreu na Pensilvânia. O animal, chamado Patches, possuía um tumor cerebral que chegou ao tamanho de uma laranja. Os tutores foram orientados a procurar a cirurgiã-veterinária oncologista da Universidade de Guelph, em Ontario, no Canadá, Michelle Oblak.

cao_cirurgia_reproducao
Animal já estava acordado e ativo 30 minutos
após a conclusão da cirurgia (Foto: reprodução)

A profissional já estava trabalhando com a impressão 3D para ajudar no tratamento de cães. Para o caso de Patches, Oblak reconstruiu a parte do crânio do animal que precisaria ser retirada junto com o tumor. A execução da peça foi realizada após uma tomografia computadorizada que possibilitou a visualização das medidas.

Na sequência, foi realizado o mapeamento das dimensões da calota craniana em 3D, incluindo a localização de furos e parafusos. A profissional salienta a importância dos cuidados nessa execução, já que qualquer erro seria crucial pela complexidade da cirurgia. No total, a cirurgia durou quatro horas.

Fonte: Canal Tech, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.