Assine

Certos procedimentos são essenciais em pacientes com problemas oculares

Interpretação em felinos possui algumas particularidades

Sempre surgem algumas dúvidas em relação a quais procedimentos devem ser realizados quando o paciente chega ao consultório com problemas oculares. Assim, o médico-veterinário e especialista em Oftalmologia Veterinária, diretor do Centro de Estudos Pesquisa e Oftalmologia Veterinária (CEPOV, Rio de Janeiro/RJ), Jorge da Silva Pereira, dá algumas orientações referentes ao tema. 

O especialista explica que ao receber um paciente para atendimento cuja queixa do tutor está relacionada aos olhos, o profissional deve realizar um check up clínico, buscando identificar alguma causa sistêmica que possa ter relação com o evento oftálmico. 

O médico-veterinário ainda compartilha que é recorrente cães e gatos com secreções oculares e discorre sobre as que mais acometem os animais de companhia. “Conjuntivites, de um modo geral, ligadas a falhas no filme lacrimal, ulceras de córnea, degenerações corneanas, glaucomas de diferentes etiologias e cataratas”, pontua. O especialista menciona que, no caso dos felinos, mudam algumas. “Conjuntivites, ceratites, sequestro corneano e uveites ligadas a doenças virais, são as patologias mais comuns em nessa espécie”, conclui.

Leia mais na reportagem na edição deste mês, da C&G VF.

atentos
Acesse a edição nº 222 da C&G VF, em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.