Assine

CFMV assina nota pública contra a graduação a distância

Texto relata o perigo de formar profissionais de saúde nesta modalidade

Na última semana, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) assinou, em conjunto com outras 38 entidades, e com o apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), uma Nota Pública manifestando posicionamento contrário à graduação a distância na área da saúde.

O texto da nota relata a realidade do ensino e o perigo de formar profissionais de saúde nesta modalidade de educação. O documento esclarece que a graduação em saúde não pode ocorrer de forma dissociada do trabalho presencial, ou seja, é imprescindível a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade. “Estudantes precisam ser inseridos nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros equipamentos sociais desde o início da formação, integrando teoria e prática, o que lhes garantirá compromissos com a realidade de saúde do seu País e sua região”, diz a nota.

curso distancia

"Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial" intitula a nota pública (Foto: reprodução)

A iniciativa foi fruto da reunião realizada pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relação de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (Cirhrt/CNS) com representantes das associações de ensino, conselhos e federações das 15 categorias profissionais da área da saúde, e de gestores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), entre os dias 20 a 22 de novembro, em Brasília.

“Assim, objetivando a garantia da segurança e resolubilidade na prestação dos serviços de saúde à população brasileira, esta Nota Pública reafirma que a formação dos(as) trabalhadores(as) da área da saúde deve ocorrer por meio de cursos presenciais.  Somos contrários à autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação da área da saúde ministrados na modalidade a distância”, encerra o comunicado.

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.