Assine

CFMV reforça a importância da Saúde Única no Dia Mundial da Saúde

Dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) reforça a importância de atuar em defesa de uma Saúde Única, que leva em conta a integração entre a saúde animal, humana e ambiental. 

É defendida pelo Conselho Federal uma abordagem que vá além da visão assistencialista da saúde, pensando na prevenção e no cuidado com as pessoas, o ambiente, os animais e sua interação. 

No último ano, o CFMV alcançou conquistas importantes na área da saúde. Assumiu posição de titularidade na Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde. Também realizou, em outubro de 2016, o seu VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária e o VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária. Na ocasião, foram trabalhadas a ligação entre Saúde Única e o Bem-Estar único, a atuação do médico-veterinário na saúde pública e o melhor entendimento do papel do profissional nos diferentes contextos. 

dia da saude
Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social (Foto: reprodução)

Ainda pensando na importância da Medicina Veterinária e Zootecnia nas discussões sobre a Saúde Única, o CFMV esteve presente no 4º Congresso Internacional sobre Saúde Única, que aconteceu em dezembro do ano passado, em Melbourne, na Austrália. O Congresso permitiu a difusão de conhecimentos de diversas profissões e o enfrentamento das doenças dentro da abordagem de uma Saúde Única.  

O CFMV atua, ainda, em prol de ações que consolidem a atuação do médico-veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e destaca a fundamental participação do profissional na saúde pública para a prevenção de doenças.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.