Assine

Consolidada no calendário veterinário, Sacavet faz sucesso em nova edição

Evento recebeu cerca de 600 pessoas em apenas um dia

Cláudia Guimarães, de São Paulo (SP)

claudia@ciasullieditores.com.br

O evento se resume em apenas uma semana, mas os estudantes de Medicina Veterinária têm a oportunidade de estarem presentes em todas as edições do encontro, que acontece anualmente. Essa descrição é da Semana Acadêmica Veterinária (Sacavet), realizada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP, São Paulo/SP), entre 8 e 13 de abril, que está em sua 27° edição e só adiciona novas notas 10 no quesito 'qualidade'.

A Sacavet oferece cursos nas áreas de pequenos e grandes animais, animais selvagens, além de algumas palestras que englobam todas as áreas. O conteúdo é subdividido em especialidades como clínica de cães e gatos, cardiologia, odontologia, reprodução, oncologia, medicina felina, nutrição, entre outros assuntos.

Durante a cobertura completa do evento, que estará em detalhes na próxima edição Cães&Gatos VET FOOD, é possível notar as salas bem preenchidas em todas as especialidades e o material apresentado por cada médico-veterinário convidado tem chamado atenção dos alunos, principalmente daqueles que estão conhecendo o evento nesta edição.

ESTUDANTE VETERINARIA - SACAVET - CAESEGATOS

"A Faculdade tem uma história muito maior do que qualquer outra instituição e a Sacavet não fica para trás", diz Ana Paula Vieira (Foto: C&G VF)

É o caso da graduanda do 9° semestre de Medicina Veterinária, da Universidade Paulista (UNIP, São Paulo/SP), Ana Paula Vieira, que conta, em entrevista ao portal C&G, que essa é a primeira vez que participa da Sacavet e está aproveitando as palestras de cardiologia e emergências. "O conteúdo é muito bom, descrito por profissionais didáticos que nos mostram apresentações detalhadas com foco não só na parte teórica, mas na prática também", comenta e adiciona que as aulas que tem participado por aqui são melhores que muitos outros cursos que já presenciou.

A estudante conta ainda que existe uma semana acadêmica em sua universidade, mas não é como a Sacavet, já que os cursos são ministrados pelos próprios professores e não são contratados profissionais convidados. "Acredito que o ponto forte desse evento seja os especialistas bem atualizados, que oferecem conhecimentos de forma prazerosa e propicia um aprendizado melhor", opina e destaca a FMVZ-USP como referência na educação médico-veterinária: "A Faculdade tem uma história muito maior do que qualquer outra instituição e a Sacavet não fica para trás. O evento mantém esse padrão e o mesmo nível de ensino", garante.

Jefferson Costa da Silva, que participou como aluno em outras edições e no apoio da Sacavet 2016, esse ano está ocupando o cargo de presidente do evento. Ele conta que o começo foi um desafio conseguir realizar um trabalho de gestão de pessoas, porque a equipe conta com 87 colaboradores diretos, mais alguns apoiadores, o que chega no total de 130 pessoas.

ESTUDANTE - SACAVET - CAESEGATOS

Jefferson Costa da Silva ocupa o cargo de presidente nessa edição do evento (Foto: C&G VF)



O número de visitantes também vem surpreendendo o presidente. "Hoje tem cerca de 600 pessoas circulando pelas salas de palestras. O primeiro fim de semana do evento recebeu 230 pessoas", revela e acredita que o que chama atenção do público é a diversidade de temas trabalhados nas salas.

Silva ainda organiza os cursos de anestesiologia veterinária teórica e práticas de anestesiologia. Ele contata um professor orientador, convida os palestrantes, alinha os detalhes das palestras, realiza toda organização prévia e durante o acontecimento e destaca essa função como mais um desafio vencido.

Em relação ao feedback do público, o presidente afirma ser positivo. "A página do evento no Facebook tem recebido muitos comentários de pessoas dizendo que a edição desse ano ofereceu uma motivação a mais para participar de todas as próximas edições. Nossos patrocinadores também estão satisfeitos com os resultados do evento, assim como os palestrantes têm elogiado o preparo das organização", menciona.

A Cães&Gatos VET FOOD segue acompanhando o evento via redes sociais e com reportagens no portal detalhando as principais palestras. Para acompanhar a programação, que segue até dia 13, acesse o site oficial do evento.

PALESTRA - SACAVET - CAESEGATOS

Organização foi um item bem preparado pela equipe nessa edição (Foto: C&G VF)

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.