Assine

Convívio com os pets traz benefícios para todas as fases da vida

Relação diminui os riscos de doenças por sedentarismo em adultos e idosos

A convivência com os pets traz inúmeros benefícios para os seres humanos. Como forma de celebrar o dia deles, que é comemorado em 04 de outubro, o Instituto Waltham, da Mars Petcare, pontua as contribuições dessa relação para todas as fases da vida.

Infância. Para as crianças o desenvolvimento próximo aos animais pode trazer benefícios sociais, emocionais e, até, educacionais. De acordo com estudos, esse contato também garante que a pessoa se torne mais empática. Além disso, ter um pet na família ajuda na redução do risco de alergias e asma.

O contato também é benéfico para quem sofre de transtorno de déficit de atenção. Para as crianças com autismo, a relação assistida com animais leva a melhorias em áreas críticas, como funcionamento social, foco e atenção, além de reduzir comportamentos estereotipados.

crianca-cachorro
Meninos e meninas que convivem com pets tendem
a ter autoestima mais elevada (Foto: reprodução)
Adultos. Nesta fase da vida, o convívio com os animais auxilia o tutor a manter hábitos de vida mais saudáveis. Vários estudos sugerem, por exemplo, que o passeio com o cão é uma ótima maneira de se exercitar, ajudando a reduzir as taxas de obesidade, pressão sanguínea, risco de doenças cardíacas e colesterol elevado.

A companhia do pet também reduz os níveis de estresse e, até mesmo, de depressão. O vínculo também pode ser valioso na área profissional. A presença dos animais de estimação nos escritórios torna o ambiente mais colaborativo, ajudando as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis.

Idosos. O animal também colabora com o estímulo da atividade física na terceira idade, trazendo a redução de risco de doenças provocadas pelo sedentarismo como diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.  

Fonte: AI., adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.