Assine

Desnutrição em cães pode ser causa por doenças intestinais

Dieta pode auxiliar a terapia farmacológica indicada ao animal

Diarreia crônica ou aguda, ventre enrijecido e fezes com coloração mais escurecida são sinais de que talvez o cão tenha algum problema gastrointestinal. Entre os distúrbios mais comuns estão as gastrites e as colites, que podem acometer cães de todas as raças e portes. 

De acordo com o médico-veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado, muitos pacientes com problemas intestinais podem desenvolver quadros de desnutrição, causada pela inabilidade do organismo em desempenhar suas funções normais de absorção de nutrientes. 

doenca intestinal
Redução da quantidade de alimento contribui
para um descanso gástrico (Foto: reprodução)

Segundo Machado, o cão precisa consumir alimentos específicos para amenizar as crises: “O manejo nutricional de uma doença gastrointestinal exige alimentos formulados com ingredientes específicos, como a proteína de soja, glutamina e prebióticos, que proporcionam alta absorção e ajudam na digestibilidade”, comenta. 

A dieta especial é coadjuvante à terapia farmacológica e pode ser necessária por toda a vida do animal. “Em quadros agudos, crises, o alimento especial deve ser utilizado, no máximo, durante um mês, mas nos caos crônicos o pet precisa consumir ao longo da vida, sempre com acompanhamento veterinário”, completa o profissional. 

Uma indicação de produto para afecções intestinais é a ração Equilíbrio Veterinary Intestinal Cães, que possui prebióticos FOS e MOS, capazes de favorecer a saúde intestinal associados aos probióticos, de acordo com Machado. “O fracionamento das refeições e a redução da quantidade de alimento contribuem para um descanso gástrico”, destaca.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.