Assine

Efeitos inesperados de fármacos podem auxiliar o tratamento de câncer

Combo de vitamina C e antibiótico é estudado na Medicina Humana

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Salford (Inglaterra) descobriu que o combo vitamina C + antibióticos tem boa eficácia no combate a tumores. Além de matar as células cancerígenas, o mix também pode impedir que elas retornem ao corpo do paciente. 

A terapia, voltada para a Medicina Humana, uniu a doxiciclina (antibiótico comum para tratar doenças causadas por bactérias e protozoários) ao ácido ascórbico, nome de laboratório da vitamina C. Durante três meses, os cientistas testaram a mistura em culturas de células-tronco cancerígenas. A técnica se mostrou cem vezes mais eficiente que outra substância testada no tratamento de câncer, a 2-Desoxi-D-Glicose (2-DG). 

combo
Técnica se mostrou cem vezes mais eficiente que outra
substância testada no tratamento de câncer (Foto: reprodução)

O coquetel cítrico ataca as fontes de energia das células com câncer. Uma vez que os tumores podem alternar entre diferentes formas de buscar energia, o objetivo da medicação é matar essa versatilidade, fazendo com que o câncer só consiga utilizar glicose. Esse cardápio restrito, por si só, já causa a morte de um bom número das células tumorais. Para acabar com as restantes, os cientistas utilizam a vitamina C. A substância paralisa o funcionamento das mitocôndrias das células que permaneceram vivas. 

Efeitos colaterais que também podem apresentar sinais positivos aos pacientes pets também foi tema de uma reportagem da C&G VF. Clique aqui e confira. 

Fonte: Superinteressante, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.