Assine

Eleição para nova Diretoria do CRMV-SP conta com auxílio da tecnologia

Profissionais, agora, têm a opção de votar on-line com segurança

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP, São Paulo/SP) realizará, no dia 20 de março, das 9h às 17h, eleição para a composição da Diretoria Executiva, Conselheiros Efetivos e Suplentes do CRMV-SP do triênio 2018/2021. A votação poderá ser realizada, assim como nos anos anteriores, presencialmente, na sede do Conselho, ou por correspondência. A grande novidade esse ano, entretanto, é a possibilidade do profissional também poder votar eletronicamente, acessando o site

Os profissionais poderão votar por meio de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, como smartphones, tablets e notebooks. Para garantir a lisura do processo eleitoral on-line, o Conselho contratou empresa especializada para a implantação de um sistema eletrônico, além de auditoria independente que fará o exame sistemático das atividades desenvolvidas.

Para que a votação on-line ocorra com a segurança e a transparência que o momento exige, o sistema on-line utilizará servidores protegidos por firewalls e uma tecnologia que utiliza algoritmos criptográficos que garantem a privacidade dos votos. O processo eleitoral ocorrerá por meio de um cadeado HTTPS, a mesma tecnologia utilizada pelas melhores agências de segurança. “Todos os acessos ao sistema serão realizados por meio de senha, restrita ao usuário. Serão utilizadas criptografias em todas as instâncias, com redundância de dados, sistema e armazenamento dos registros, como exige a Resolução CFMV Nº 958”, esclarece o chefe do setor de Suporte de Sistemas do CRMV-SP, Marcos Carpes Bastos.

eleicao
Antes do dia 20 de março, o sistema não estará
aberto para votação (Foto: reprodução)

A Comissão Eleitoral Regional (CER) terá a responsabilidade de garantir o cuidado e a imparcialidade de todos os procedimentos adotados no pleito. Além de gerir a operacionalização e logística das eleições, ela também será responsável por assegurar a isonomia entre os candidatos das chapas. “Reuniões periódicas são realizadas para certificar que todas as exigências previstas nas leis e resoluções do CFMV estejam sendo cumpridas”, explica a médica-veterinária e presidente da CER, Claudia Sophia Leschonski.

Entre as regras da eleição, os direitos e obrigações dos profissionais inscritos no Estado de São Paulo e os procedimentos a serem efetuados para votar estão: a votação ocorrerá das 9h às 17h, porém, antes do dia 20 de março, o sistema não estará aberto para votação, mas poderá ser acessado para a consulta de informações referentes a eleição e das chapas concorrentes.

Podem votar médicos-veterinários e zootecnistas com inscrição primária ou remida (o voto é facultativo para o profissional remido), profissionais com inscrições homologadas no CRMV-SP até o dia 21 de fevereiro, que estejam em dia com as obrigações financeiras e que não possuam quaisquer impedimentos, administrativo ou judicial.

Para votar on-line. O profissional que optar pelo voto on-line terá até o dia 05 de março para se regularizar junto ao CRMV-SP. Caso o eleitor não normalize sua situação financeira até esta data, deverá votar presencialmente, na sede do Conselho. Para acertar suas pendências, contate o CRMV-SP por meio dos e-mails: cobranca4@crmvsp.gov.br, cobranca5@crmvsp.gov.br ou cobranca6@crmvsp.gov.br.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.