Assine

Espécies possuem necessidades distintas em relação à água

Conhecer o balanço hídrico dos animais de companhia é essencial

A água é um nutriente vital para o funcionamento de todas as células do organismo. Ela atua como solvente onde ocorrem a maioria das reações químicas intra e extra-celular, é o principal componente do sangue, facilita o transporte de nutrientes e oxigênio, atua na digestão, termorregulação e excreção de resíduos pelas fezes e urina. 

Quando a água é oferecida a vontade, gatos saudáveis podem regular, eficientemente, a sua ingestão para suprir sua necessidade hídrica. Em animais saudáveis em ambiente termo neutro, existe equilíbrio entre a ingestão de água, nutrientes e minerais e a excreção diária destas substâncias ou seus produtos metabólicos. Portanto, nesta situação, o animal não apresenta ganho ou perda de água e, assim, se considera seu balanço hídrico igual a zero. 

A perda de água urinária diária pode ser dividida em perda de água obrigatória (água necessária para excretar a carga de soluto renal diária) e a perda de água livre (água excretada não acompanhada por soluto, sob controle do hormônio antidiurético ADH e da sede). 

Continue lendo na edição nº 218 da C&G VF. Clique aqui.

agua
Edição de outubro está disponível na íntegra em revistacaesegatos.com.br

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.