Assine

Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde não apoia EAD

Para integrantes, saúde de qualidade se dá com formação presencial

O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (Fcfas), representante das 14 profissões, manifestou-se contra a modalidade de ensino a distância na saúde. 

ead_3
Para Fórum, competência exige a
formação presencial (Foto: reprodução)

Em nota, foi informado que o Fórum defende a preservação da qualidade da formação presencial, diante da expansão do ensino a distância (EAD) no Brasil. Os Conselhos Profissionais da Saúde não são contra a incorporação das novas tecnologias na educação, desde que contribuam com a qualidade da formação, o que não é o caso do ensino a distância. 

Segundo o documento, a formação em saúde está centrada no cuidado ao ser humano, cujas peculiaridades, habilidades e competências exigem a formação presencial, para que as ações dos profissionais não coloquem em risco a saúde da população. A prática dos cuidados é a base das profissões da saúde. 

Os integrantes do Fcfas afirmam que não acreditam que seja possível desenvolver o lado humano do cuidado em saúde sem o contato direto com o paciente/usuário. A qualidade do ensino deve ser uma prioridade para o Governo Federal/MEC, profissionais e, sobretudo, para a sociedade. 

Em benefício ao cuidado e a segurança do paciente/usuário, chegaram a uma conclusão: “Dizemos não à formação a distância na área da saúde. Saúde de qualidade só com formação presencial".

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.