Assine

Fase piloto de Acreditação de programas de residência é iniciada pelo CFMV

Segunda visita está programada para o início do mês de agosto

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) deu início à fase piloto da sua Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional, iniciativa que procura reconhecer a competência dos melhores cursos de treinamento em serviço oferecidos no País. 

Com o objetivo de aperfeiçoar o instrumento de avaliação que será usado na Acreditação, representantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (Cnrmv) visitaram a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc, Lages/SC), e submeterem o programa de residência da instituição a uma avaliação simulada, com os mesmos critérios que serão exigidos pelo processo de chancela do CFMV. 

visita
Visita no setor de patologia da Udesc foi acompanhada
pela professora Mere Erika Saito (Foto: divulgação)

Foram três dias de visita, durante os quais os representantes da Cnrmv puderam conhecer as instalações, os docentes e os residentes da instituição. A comissão também recebeu sugestões do corpo docente e colocou à prova o instrumento de avaliação eletrônico especialmente desenvolvido para a Acreditação. 

O processo considera e organiza os critérios exigidos para a Acreditação em um sistema de pontuação por blocos, que permite que cada instituição seja apreciada de forma objetiva. “Pudemos testar in loco a questão do instrumento de avaliação, e colhemos subsídios para o aperfeiçoamento desse instrumento”, conta o integrante da Cnrmv que participou da visita piloto, Antonio José de Araújo Aguiar. Também esteve presente na avaliação simulada o integrante da Comissão, Fernando Leandro dos Santos. “Os critérios para a avaliação são os mesmos que estão nas resoluções que tratam da Acreditação. O que nós estamos fazendo é colher subsídios para melhorar o instrumento de pontuação, e estabelecer pesos para alguns itens já discriminados”, esclarece Aguiar. “A ideia de testar esse instrumento em uma situação real tem esse objetivo. Nós pudemos verificar in loco que o que foi construído com base na experiência da comissão poderia se tornar ainda mais ágil e eficiente”, ressalta. 

A segunda visita da fase piloto da Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional está programada para o início de agosto, quando a Cnrmv conhecerá o programa da Universidade de Marília (Unimar, Marília/SP). “Continuaremos testando a robustez desse sistema para que tudo possa estar definitivamente pronto”, aponta Antonio Aguiar.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.