Assine

Fotógrafo lança livro que mostra felinos sob o efeito da erva-dos-gatos

Planta é da família da menta, sua eficácia pode durar até 20 minutos e não vicia

O fotógrafo norte-americano especialista em animais de estimação, Andrew Marttila, reuniu imagens de gatos sob o efeito da catnip ou Nepeta cataria, planta que provoca uma euforia suave nos felinos, conhecida, no Brasil, pelo termo em inglês e, também, como erva-dos-gatos, erva-gateira ou gatária.

ervagato
Apesar da comparação comum com a maconha,
a Nepeta cataria é bem diferente (Foto: divulgação)

A obra intitulada como “Cats on Catnip”, lançada recentemente nos EUA, conta com diversos animais abandonados, que foram resgatados pela mulher de Martilla, Hannah Shaw, também chamada de Kitten Lady, “senhora dos gatinhos”, nome de seu projeto para acolher pets. Muitos chegaram a eles como recém-nascidos sem lar e, depois, encontraram uma família. “Na criação deste livro, pude visitar muitos dos nossos resgatados em suas casas adotivas e fiquei feliz”, conta o artista na abertura da obra. 

Além de fotografia e solidariedade, o projeto reúne outro interesse de Marttila: neurociência, uma das áreas da sua graduação. Esclarecer como a erva atua nos gatos é um de seus objetivos. 

Apesar da comparação comum com a maconha, a Nepeta cataria é bem diferente. Sua família é a da menta e contém o óleo nepetalactona, liberado quando folhas e caules são mordidos ou amassados, por isso os felinos esfregam o focinho e o corpo. Não vicia, é fácil de ser plantada em casa e está à venda em lojas veterinárias. “O óleo se liga aos receptores nasais do gato e estimula uma resposta que afeta várias áreas do cérebro, incluindo o hipotálamo e a amígdala, duas regiões que são fundamentais na regulação das respostas emocionais e comportamentais”, escreve Marttila. 

O efeito dura até 20 minutos, de acordo com o profissional, mas alguns não têm tanta sorte. O fotógrafo advoga pelos gatos cujos donos não dão a erva ou oferecem “quantias insignificantes”: “Desde o início deste projeto, usei 1,4 quilo de catnip. Se tiver uma lição a transmitir, é isso: não seja mesquinho”, adiciona. 

Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.