Assine

Hospital Veterinário da Unesp realiza ação contra câncer de mama

Equipe do Campus Jaboticabal fará atendimentos à população pet

O Hospital Veterinário da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Jaboticabal, realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o chamado “Outubro Rosa Pet”. Como sequência do Outubro Rosa, a ação visa exames em cadelas e gatas, além da educação junto aos proprietários de animais para que os próprios possam fazer os exames em seus animais de estimação na própria residência.

A médica-veterinária Bruna Fernanda Firmo comentou a ação em uma entrevista à Rádio 101 FM. Ela revelou que a iniciativa tem a missão de passar orientações a respeito da prevenção do câncer de mama em animais de companhia e, ainda, exóticos e a ensinar a população a fazer o diagnóstico precoce, que, assim como ocorre com mulheres, é palpação das mamas.

“A partir de seis anos de idade do animal já vemos um aumento da incidência da doença, por mais que seja interessante que o exame seja feito a vida toda”, sinaliza Bruna. Ela expõe que, nas cadelas, esse tipo de câncer é o mais diagnosticado e nas gatas é o segundo, o que o faz um tumor bem comum na Medicina Veterinária.

rosa
Objetivo da ação é conscientizar tutores de animais
de estimação sobre a importância da
prevenção (Foto: reprodução)

A veterinária também chama atenção para os cuidados com animais adotados e resgatados das ruas. "Esses pets devem ser levados às clínicas para serem checados, bem como para fazer um check-up geral da saúde deles. A palpação da mama está inclusa no exame clínico o qual ele é submetido”, insere.

A equipe envolvida na ação, composta por professores, pós-graduandos e residentes, realiza, nos dias 24 e 26 de outubro, o atendimento à população, no próprio Hospital Veterinário da Universidade, no dia 28, na Praça 9 de julho, e no dia 29, na Praça Ernesto Poli. “O trabalho vai ser gratuito, com palpação da mama, distribuição de brindes para participantes e, caso encontremos algum nódulo suspeito, encaminhamos ao veterinário de confiança do tutor ou para o hospital e, ai sim, esse procedimento será cobrado”, frisa.

Fonte: Rádio 101 FM, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.