Assine

Ibasa apresenta uma novidade para a saúde odontológica dos pets

O lenço bucal auxilia na limpeza de dentes e gengivas de cães e gatos

A Ibasa (Porto Alegre/RS) desenvolveu uma novidade na linha de higiene bucal dos pets. Os lenços bucais são indicados para a higienização odontológica de cães e gatos, auxiliando no controle e redução do mau hálito e na manutenção da saúde de dentes e gengivas. Por conta de uma formulação que auxilia a controlar os microrganismos presentes na cavidade bucal, o lenço promove a diminuição do odor e ajuda a prevenir doenças periodontais, como gengivite e periodontite. 

lenco
A composição dos lenços odontológicos leva essência
de menta, lauril sulfato de sódio, pirofosfato de sódio
e bicarbonato de sódio (Foto: divulgação)

Com mais de um ano, 95% dos cães e 50% dos gatos já apresentam alguma alteração na saúde bucal e, com mais de 3 anos, estas alterações já podem acometer graves consequências em órgãos internos, como explica a farmacêutica da Ibasa, Valesca Borba. “Muitos tutores admitem que não realizam a escovação diária, alegando que o animal não permite. Por isso, desenvolvemos um produto de fácil utilização, que não gera estresse ao pet, nem ao proprietário e de fácil aceitação pelo animal, pela incorporação na fórmula de substâncias edulcorantes”, declara. 

Para aplicar os lenços bucais, basta abrir a etiqueta autoadesiva no local indicado na embalagem, puxar o lenço umedecido pelo centro, enrolar no dedo indicador, levantar os lábios do pet e aplicar diretamente sobre dentes e gengivas. O produto pode ser usado diariamente, até três vezes ao dia e não é necessário o enxague após a aplicação. 

A composição dos lenços odontológicos, conforme revela Valesca, leva essência de menta, lauril sulfato de sódio, pirofosfato de sódio e bicarbonato de sódio, cada item desempenhando uma função importante na fórmula. A essência de menta proporciona hálito fresco imediato, com aroma agradável e pH compatível com o da saliva dos animais, o que melhora a aceitação do produto. Utilizado em cremes dentais, o lauril sulfato de sódio auxilia na limpeza dos dentes e gengivas e contribui na higienização da cavidade bucal. 

Já o pirofosfato de sódio se une aos cristais de cálcio, inibindo a deposição na superfície dos dentes. “O cálcio se une ao fosfato de cálcio presente na saliva, inibindo a formação de novos cristais de fosfato de cálcio. Além disso, o pirofosfato de sódio deixa o cálculo mais poroso, facilitando a remoção”, observa. Por fim, o bicarbonato de sódio deixa o pH mais próximo o da saliva, dificulta a proliferação de microorganismos e impede a fixação de bactérias na coroa. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.