Assine

Infecção urinária em cães é silenciosa e pode trazer complicações

Tutor deve ficar atento a condições como o volume e a cor da urina

A infecção urinária em cães é bem comum, mas detectar os seus sintomas não é tão fácil, pois o cão nem sempre demonstra que está sentindo dor e incômodo. Por isso, de acordo com o médico-veterinário e gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis (São Paulo/SP), Alexandre Merlo, é importante ficar atento ao comportamento do animal, pois quanto mais rapidamente for tratada a doença, menores as chances de haver complicações como, por exemplo, infecção renal. 

O profissional destaca alguns sinais que podem indicar a doença: “Dificuldade para urinar, urinar aos poucos ou em locais não habituais, urina com odor ou coloração anormais (mais amarela, turva ou com presença de sangue), febre, falta de apetite e desânimo podem ser os sintomas observados”, enumera Merlo. 

urina
Cão pode demorar para demonstrar
sintomas, dificultando o
diagnóstico (Foto: reprodução)

Embora o problema possa ocorrer em qualquer cão, é mais comum em cadelas, segundo o veterinário. “A infecção urinária também pode levar à formação de cálculos na bexiga, os quais dificultam o tratamento. Ainda, animais em idade avançada  e/ou portadores de doenças como diabetes melito e inflamação da próstata correm riscos mais elevados  de desenvolvimento da doença”, destaca. 

Para evitar a infecção urinária em cães, as recomendações do especialista são: estimulá-lo a beber bastante água, manter a higiene adequada do animal com banhos regulares, evitar que o cão seja sedentário e controlar a sua dieta conforme a orientação do médico veterinário. O tratamento da infecção é feito com antibióticos. “É preciso consultar um veterinário sobre as opções de produtos disponíveis mais adequadas para a infecção. A Zoetis possui o Convenia, antibacteriano injetável usado para o tratamento de infecções de pele e urinária em cães e gatos, além de infecções de gengivas e tecidos periodontais de cães”, afirma Alexandre. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.