Assine

Ingredientes selecionados garantem alimentos úmidos de qualidade

Na Mars, cuidado tem início já no recebimento das matérias-primas

BANNERMARS

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciausullieditores.com.br

A nutrição é um dos principais pilares para a saúde, bem-estar e qualidade de vida de um animal de estimação. Uma das categorias que está em fase de expansão no Brasil é a de alimentos úmidos, que, atualmente, representa 1,3% do mercado, mas há estimativas positivas para os próximos anos, em razão do aumento da população de pets e da mudança no perfil do tutor, que busca opções cada vez melhores e mais práticas para oferecer ao pet.

No entanto, poucos tutores conhecem as etapas envolvidas no processo de fabricação deste tipo de alimento. Na unidade da Mars Petcare (Mogi Mirim/SP), este processo tem início já no recebimento das matérias-primas, onde as carnes são recebidas e armazenadas em câmara fria, de acordo com os padrões de temperatura estabelecidos.

O sistema disponível na linha de produção dos alimentos úmidos, incluindo a fabricação da marca recém lançada pela empresa no Brasil (Optimum), indica, de acordo com as receitas a serem produzidas, quais carnes devem ser utilizadas e essas são conduzidas por roscas transportadoras até o misturador, onde são adicionadas todas as vitaminas, sais minerais e demais ingredientes. “A mistura é homogeneizada e segue para o forno, onde ocorre o processo de cozimento a vapor. Em seguida, corta-se os pedaços no formato ideal para o tipo de produto, que são conduzidos para as enchedoras, onde ocorre a dosagem de molho e a selagem, a fim de garantir a estabilidade do produto”, conta a especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos Úmidos da Mars Petcare, Amanda Costa.

amandamars
Seleção é rigorosa seja para escolha de fornecedores
ou para a validação dos ingredientes, segundo a
especialista da Mars (Foto: divulgação)

Uma vez selado, o produto vai, então, para as autoclaves e passa pelo procedimento de esterilização, o que garante a qualidade do alimento para consumo do pet, além do frescor e estabilidade durante todo o tempo de vida de prateleira. “No fim do processo, é feita a embalagem secundária e a montagem dos pallets, para que o produto possa ser entregue para todo o Brasil”, narra.

Cuidado na escolha. O trabalho de seleção de matérias-primas é extremamente criterioso, como menciona Amanda, seja para a escolha dos fornecedores ou para a validação dos ingredientes, pois ambos são fundamentais para alcançar a qualidade máxima dos alimentos. “Temos profissionais que trabalham, exclusivamente, com o desenvolvimento contínuo de fornecedores, onde realizamos visitas e auditorias periódicas e, por isso, mantemos mais do que uma relação comercial, firmamos parcerias com eles”, evidencia.

Além disso, a profissional declara que as matérias-primas são analisadas antes de entrarem na fábrica, sendo que uma amostra do lote de cada ingrediente recebido é coletada e analisada no laboratório da Mars. “Temos vários controles que são importantíssimos para que possamos manter toda a gestão de segurança do alimento na planta. Temos implementado o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que determina todos os pontos críticos que devem ser monitorados, e o Programa Boas Práticas de Fabricação, que nos permite realizar constantemente avaliações das condições necessárias para um ambiente totalmente seguro. Isso tudo porque qualidade é nosso ‘princípio número 1’ e levamos isso muito a sério”, atesta.

Pacote e armazenamento. O material das embalagens dos produtos Optimum é importado de um fornecedor certificado globalmente pela Mars, como comentado porAmanda. “Este fornecedor garante todas as condições de processo necessárias para certificar a segurança do produto ao longo dos dois anos de validade. Essas condições vão desde a garantia da hermeticidade do produto, até as barreiras de migração da embalagem e do ambiente externo para o alimento”, discorre.

Os alimentos úmidos da marca Optimum são embalados em sachês e separados em caixas. “Uma vez que os pallets dessas caixas são formados, eles são armazenados em nosso centro logístico de distribuição interna. A partir daí, os produtos da marca são expedidos para todo o Brasil”, lista.

manuelamars
A médica-veterinária especialista em nutrição
destaca o balanço ideal de vitaminas e minerais
oferecido na linha Optimum (Foto: divulgação)

Mercado e público final. A Mars lidera um movimento que busca a conscientização dos tutores e futuros tutores de pets em relação à alimentação úmida, que ainda é considerada um petisco por muitos deles. “Isso é um mito. Trata-se de uma refeição completa e balanceada, que oferece todos os nutrientes e balanço hídrico necessários aos animais de estimação e que pode ser oferecida todos os dias para o cão e o gato”, garante médica-veterinária especialista em nutrição, Manuela Fischer.

Ela ainda esclarece que pode ser considerado alimento úmido aquele que contém alto teor de umidade, geralmente, acima de 60-70%. “A ingestão total de líquidos diários é maior com essa dieta, o que favorece a saúde do trato urinário. Além disso, os alimentos úmidos contêm menos calorias, permitindo consumo maior de alimento e promovendo saciedade”, explana e destaca a palatabilidade do alimento, que é superior ao alimento seco.

Sobre outros mitos que acercam esse tipo de nutrição, Manuela acredita que estejam relacionados ao excesso de sódio. “O limite seguro de sódio para cães e gatos é bem alto e essa preocupação só surgiu em função do que se fala do sódio para os humanos. Estudos comprovam que o aumento moderado do ingrediente na dieta não interfere no aumento da pressão sanguínea em pets e, ainda, é benéfico para a saúde do trato urinário, pois estimula o consumo de água”, desvenda. O limite superior considerado seguro, segundo o NRC (The National Research Council) e a FEDIAF (European Pet Food Industry Federation), é de 15 mil mg para cada 4 mil kcal.

A linha de alimentos Optimum possui o balanço ideal de vitaminas e minerais, com proteínas de alta qualidade, de acordo com a veterinária, oferecendo uma nutrição completa e sob medida para atender às necessidades diárias de pets. A marca já é comercializada na Austrália há alguns anos e chegou ao mercado brasileiro em meados de 2017, em sete versões, sendo três destinadas aos cães e quatro aos gatos.

As variedades são divididas em categorias de cães filhotes, adultos e raças pequenas e, para os gatos, há opções para filhotes, adultos, manutenção de peso e castrados. “Os tutores podem oferecer uma mistura do sachê com o alimento seco, desde que calcule a quantidade de calorias provenientes de ambos garantindo, assim, o consumo de calorias diárias ideal para o animal, o que evita um quadro de sobrepeso. Para gatos o ideal é oferecer o alimento seco separado do úmido, pois eles não costumam gostar da textura misturada”, orienta Manuela. A mistura para cães é interessante, pois estimula o consumo da porção em uma só vez, evitando que o alimento fique exposto no comedouro por um longo período de tempo. Mais informações sobre a linha foram reunidas em vídeo. Confira:

Por isso, vale relembrar os cinco principais benefícios da alimentação úmida:

Opção de alimento completo e balanceado (não é um petisco);

Produto prático, de fácil armazenamento e mobilidade, que pode ser oferecido ao pet de forma exclusiva ou misturado ao alimento seco;

Menos calóricos pela quantidade de água presente no produto;

Ajuda a manter a saúde do sistema urinário;

Contêm níveis de proteína mais próximos aos ideais para cães e gatos em comparação a outras opções.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.