Assine

Junta Governativa supervisionada pelo CFMV toma posse no CRMV-RS

Decisão foi tomada após 13 dos 16 membros renunciarem aos mandatos

A solenidade de posse da Junta Governativa do Conselho Regional aconteceu, no dia 26 de abril, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS, Porto Alegre/RS). Os integrantes foram designados, no dia 24 de abril, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) para administrar interinamente o CRMV-RS. 

A Junta Governativa atuará sob a subordinação do Plenário do CFMV e, apenas pelo período legal ao início e finalização de novo processo eleitoral, necessário para permitir e conferir aos profissionais inscritos no CRMV-RS o direito de elegerem os membros que conduzirão o Regional. 

crmvrs_1
Foi decidido que quantidade inferior inviabiliza e
impede as funções do Regional (Foto: divulgação)

Foi com pesar que o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, iniciou seu discurso no evento. “A harmonia e os ideais que, em princípio, uniram esses profissionais e os levaram a formar uma Chapa, de maneira abrupta, deixou de existir. Não compete ao CFMV, ao menos não neste momento, analisar e julgar as razões desse ato extremo de renúncia. Compete, sim, ao CFMV, diante da realidade de que não existe o número legal mínimo de membros capazes de, legítima e legalmente, gerir na plenitude o CRMV-RS, adotar as providências necessárias à regular administração e funcionamento do Regional”, disse. 

A decisão foi tomada após o CFMV ser comunicado e confirmar, junto ao próprio Regional, que 13 dos 16 membros do CRMV-RS renunciaram aos seus mandatos. De acordo com o artigo 14 da Lei 5517, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária só poderão funcionar com, no mínimo, seis membros. A quantidade inferior inviabiliza e impede as funções deliberativa e legislativa do Regional. 

Os 3 membros remanescentes, diante da insustentabilidade da gestão, foram afastados. Fazem parte da Junta Governativa: a presidente Elizabeth Rota Chitto, o vice-presidente Flávio Antonio Pacheco de Araújo, a secretária-geral Vera Lúcia Machado da Silva e o tesoureiro Luciano da Silveira Chaves.

O CRMV-RS divulgou uma nota da Junta sobre o assunto: "Gostaríamos de manifestar nosso comprometimento com todos os médicos-veterinários e zootecnistas, quanto ao desempenho das funções a nós atribuídas com máximo de zelo e de transparência na gestão interina do CRMV-RS, bem como na condução do processo eleitoral".

Confira aqui o discurso completo do presidente do CFMV.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.