Assine

Laboratório de pesquisa em nutrição da Unesp comemora Bodas de Cristal

Alunos e funcionários do Campus Jabuticabal comandam celebração de 15 anos

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

Boas recordações, carinho e sorrisos sinceros ofereceram boas energias ao evento em comemoração aos 15 anos do Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Doenças Nutricionais de Cães e Gatos, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV-Unesp, Jaboticabal/SP). A celebração foi realizada no dia 1º de outubro, por funcionários e orientados, atuais e antigos, e por seu coordenador, Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi.

O acadêmico conta que a iniciativa partiu dos alunos e ex-alunos do grupo de Nutrição de Cães e Gatos da Unesp. “Eles têm grande carinho pelo laboratório, pelos colegas e pela nossa trajetória juntos e, então, decidiram promover uma comemoração especial”, expõe afirmando que a organização se deu em 30 dias antes do evento de forma espontânea e muito expressiva.

Cerca de 130 pessoas estavam presentes, entre elas, a primeira orientada do programa de residência e o primeiro orientado de pesquisa. “Houve ex-orientado que dirigiu por seis horas para poder chegar à celebração. Ex-orientados que não puderam estar presentes enviaram vídeos, inclusive da França e dos Estados Unidos, onde trabalham em empresas de pet food”, narra.

jaboticabal
Durante 15 anos de atuação, foram defendidas
diversas dissertações, teses, iniciações científicas,
entre outros trabalhos (Foto: divulgação)

Além de alunos e ex-alunos, atuais e antigos funcionários, Carciofi ainda menciona que havia pessoas representando as empresas que sempre foram parceiras do laboratório. A festa teve o apoio das empresas Guabi PetCare (Campinas/SP), Royal Canin (Descalvado/SP), Hill’s (São Paulo/SP), PremierPet (Dourado/SP), Alltech (Araucária/PR), Manzoni (Campinas/SP), Kemin (Indaiatuba/SP) e Nestlé-Purina (São Paulo/SP).

O professor ainda cita que alguns convidados levaram seus filhos que, com suas brincadeiras, cativaram ainda mais o ambiente. “Isso atestou o clima de uma grande família, o que caracteriza o grupo de trabalho em nutrição de cães e gatos da Unesp Jaboticabal”, garante. Essas pessoas ligadas ao laboratório têm mesmo motivos para comemorar. Durante esses 15 anos, foram defendidas 42 dissertações de mestrado, 23 teses de doutorado, 41 iniciações científicas, 19 residências em nutrição clínica, dois pós-doutorados e mais de 350 estágios. “Com a realização de cursos voltados à indústria e de simpósios, à clínica, foram atendidos mais de dois mil participantes”, revela Carciofi.

Durante o evento, a empresa Guabi PetCare foi homenageada, já que é responsável pela construção, fundação e manutenção do laboratório durante todos os seus anos de funcionamento. “Uma parceria de peso como foi a estabelecida entre a Unesp Jaboticabal e a Guabi consolidou como pioneira, inédita no Brasil. E os resultados, como a qualidade de pesquisa, formação de pessoal e produção de cursos, comprovam que foi uma ideia feliz, uma iniciativa arrojada, à frente de seu tempo, que teve pleno sucesso. Hoje, os profissionais, médicos-veterinários e zootecnistas que passaram pelo laboratório, estão em universidades e empresas de todo o Brasil e, também, no exterior, fazendo a diferença na qualidade da nutrição pet”, assegura.

Os bons resultados colhidos pelos pesquisadores do local só são alcançados, na visão do professor, pela busca pelos mais altos níveis de qualidade e pelo trabalho árduo, já que o imenso volume de trabalhos produzidos no laboratório é notório em todo o meio. “A internacionalização também é um fator muito importante, pois as atividades do laboratório são conhecidas pelos principais centros de pesquisa no mundo. Também destaco o respeito pelos animais, a intensa interação com a sociedade e o acolhimento aos estudantes dos mais diversos pontos do Brasil e exterior”, atesta.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.