Assine

Letargia e fraqueza são sinais de micoplasmose hemotrópica em gatos

Animais que têm acesso à rua são mais acometidos pela doença

Os felinos podem ser acometidos por diversas doenças infecciosas, entre elas, a micoplasmose hemotrópica. A medica-veterinária mestre e doutora na área de doenças infecciosas de felinos pela Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia (FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo/SP), Aline Santana da Hora, explica que a micoplasmose é uma doença infectocontagiosa. 

A enfermidade é causada por três espécies de hemoplasmas: Mycoplasma haemofelis (espécie mais patogênica), Candidatus Mycoplasma haemominutum e Candidatus Mycoplasma turicensis. “O termo Candidatus é um ‘status’ provisório que é utilizado na classificação científica de espécies de bactérias que não podem ser cultivadas”, explica. 

Segundo Aline, os sinais clínicos mais comuns associados às infecções por hemoplasmas patogênicos são letargia, fraqueza redução do apetite, desidratação, perda de peso e pirexia intermitente, a qual pode ser alta. “A palidez de mucosas, associada à anemia, também ocorre. A esplenomegalia pode ser evidente em alguns gatos. A anemia grave pode resultar em taquicardia, taquipneia e pulsos femorais fracos, com sopros cardíacos. A icterícia é incomum, apesar da natureza hemolítica da anemia. A infecção concomitante com os retrovírus, FIV e/ou FeLV, pode resultar em manifestações clínicas mais graves”, destaca. 

De acordo com a médica-veterinária, especializada em Medicina Felina e membro da Academia Brasileira de Clínicos e Felinos (ABFel, Belo Horizonte/MG), Laila Massad Ribas, o diagnóstico pode ser realizado por exame de sangue, por meio da pesquisa de hematozorios pelo microscópio e exames de PCR (reação em cadeia da polimerase), que identificam o DNA da bactéria. 

Continue lendo na edição de junho da C&G VF, aqui.

bacgatos
Edição nº 226 está disponível em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.