Assine

Limpeza ecológica é opção para higienizar ambientes e evitar alergias

Sistema reduz a utilização da água e também é benéfico ao meio ambiente

Um ambiente limpo é extremamente importante para a sanidade dos animais. Porém, os componentes de muitos produtos químicos usados para a limpeza podem provocar reações alérgicas nos pets, que são muito mais sensíveis a certas substâncias.

Pensando nisso, empresas estão expandindo a ideia de limpeza ecológica. Neste sistema, os produtos utilizados são biodegradáveis, além de reduzir em até 75% a necessidade da utilização da água. A demanda por este tipo de serviço tem crescido no Brasil, isso porque, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), aproximadamente 40% dos animais de estimação sofrem de coceira, mesmo dentro de casa.

Os dados consideram apenas a limpeza individual dos pets, ou seja, produtos desenvolvidos para aplicação direta no animal. Entretanto, a preocupação dos tutores em relação à qualidade da higiene dos ambientes é uma crescente.

Segundo especialistas, a permanência dos animais nos ambientes higienizadas é benéfica para a saúde e bem-estar. O descarte dos resíduos da higiene domiciliar não prejudicam os rios e são mais fáceis de serem neutralizados pelas estações de tratamento de esgoto.

limpeza cao

Prática também pode reduzir

custos com a limpeza (Foto: reprodução)

“Os produtos convencionais de limpeza de casa são, por si só, tóxicos para animais de estimação. Entretanto, o uso indiscriminado de vários produtos combinados, a falta de ventilação e a proximidade com dos animais no momento da higiene agravam ainda mais os efeitos nocivos que essas substâncias químicas podem causar”, explica o engenheiro e pesquisador americano do National Environment Trust, Tom Naton.

Os problemas são ainda mais comuns no outono e inverno, quando os animais acabam ficando mais sujeitos a doenças respiratórias. A sujeira ou o uso de produtos fortes e nocivos pode ser ainda mais determinante para o surgimento de problemas que irão causar irritações ao pet.

Fonte: Exame, adaptado pela equipe feed&food.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.