Assine

Mars adquire OptiGen e acelera descobertas genéticas em cães

Doenças oculares caninas são foco de avaliações e pesquisas das empresas

A Mars Petcare (Mogi Mirim/SP) adquiriu recentemente a americana OptiGen, LLC, empresa especializada em diagnósticos de DNA para doenças oculares hereditárias caninas. 

A licença proveniente da aquisição inclui acesso exclusivo ao portfólio de testes de doenças genéticas patenteadas nos EUA, Austrália e muitos países da Europa, além de um extenso biobanco de mais de 150 mil amostras coletadas ao longo de 20 anos, que representam muitas doenças oculares caninas. O avanço dessas amostras será utilizado para descobrir novos marcadores genéticos de saúde para cães. 

oculares
Avaliações podem detectar quais animais são
portadores de doenças específicas para que os
criadores possam evitar cruzá-los (Foto: reprodução)

A empresa possui um portfólio de testes de doenças genéticas patenteados nos EUA, Austrália e Europa, além de um extenso biobanco de mais de 150 mil amostras coletadas ao longo de 20 anos, que representam várias doenças oculares caninas. "Por meio do nosso negócio pioneiro Wisdom Health, a Mars Petcare está liderando a descoberta de novos marcadores genéticos para saúde animal. Como nossos pesquisadores buscam melhorar a compreensão da base genética da saúde e doenças dos animais de estimação, esta aquisição contribuirá para o desenvolvimento de cuidados veterinários personalizados”, destaca o Presidente da Connected Solutions, uma divisão global de tecnologia e genética da Mars Petcare, Leonid Sudakov. “Nossos esforços contínuos em contribuir com genética dos pets é uma perfeita maneira de cumprir o nosso propósito: fazer do mundo um lugar melhor para os animais de estimação”, declara. 

Com essa aquisição, os kits de testes genéticos da Wisdom Panel poderão detectar mais de 185 mutações genéticas, que ajudarão os criadores a selecionar as melhores combinações de reprodução para descendentes mais saudáveis geneticamente. "O teste de DNA é a única maneira de detectar portadores ou filhotes de cães afetados tardiamente com doenças oculares hereditárias. Trabalhando com criadores, podemos ajudar a diminuir a incidência desses distúrbios no futuro", diz a PhD, DACVCP e Presidente da Wisdom Health, empresa de genética animal da Mars Petcare, Cynthia Cole. "Estamos em um momento crucial na pesquisa genética em animais de estimação e, com essa aquisição, vamos contribuir com o conhecimento dos médicos-veterinários para prevenção e tratamento de doenças oculares hereditárias em cães", atesta. 

Esta aquisição, segundo a Presidente da OptiGen, Sue Pearce-Kelling, é uma evolução bem-vinda e natural dos 20 anos de história da empresa que trabalha com tutores de cães, criadores, clubes e registros de saúde canina, em todo o mundo. "O compromisso compartilhado entre a OptiGen e a Wisdom Health em fornecer a mais alta qualidade de testes de DNA para cães, além de apoiar pesquisas que visam identificar novos marcadores genéticos para doenças hereditárias, bem como nosso respeito mútuo pela propriedade intelectual em campo, faz desta aquisição um excelente acontecimento”, adicionou. 

Teste genético. Essas avaliações podem detectar quais animais são portadores de doenças específicas para que os criadores possam evitar cruzá-los com outros portadores. Ele pode identificar cães de raça misturada com risco de desenvolver condições genéticas que, de outra forma, não seriam diagnosticadas, permitindo uma intervenção precoce e/ou ajudando o tutor a entender a condição e saber o que esperar da saúde do seu animal no futuro. Os produtos iniciais para incorporar estes testes genéticos para doenças oculares caninas serão Optimal Selection e My Dog DNA desenhados para cães reprodutores.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.