Assine

Mars Petcare acelera descobertas genéticas para saúde de pets

Após compra da finlandesa Genoscoper, empresa intensifica testes genéticos

A Mars Petcare (EUA) realizou, recentemente, a aquisição da Genoscoper (Finlândia). Em linha com seu compromisso de fazer do mundo um lugar melhor para os pets, a Mars mantém a expansão de seus negócios com sólidas parcerias com empresas especialistas em saúde animal, com o objetivo de obter avanço em estudos e pesquisas em benefício do bem-estar, qualidade de vida e cuidado responsável dos animais de estimação. A compra da Genoscoper acelerará o ritmo das descobertas genéticas para oferecer cuidados ainda mais precisos voltados à saúde aos pets. 

Desde 2015, a Genoscoper mantém parceria com a Wisdom Health (unidade da Mars Petcare que atua na área de testes genéticos) para descobrir novos indicadores de saúde genética dos pets, lançando diversos produtos, entre eles o recente Wisdom Panel Health, um teste para criadores de cães que detecta condições de saúde hereditárias a partir da ascendência da raça, e o Optimal Selection Feline, um novo teste de genética voltado a felinos. 

animais-estimacao
Testes genéticos podem detectar quais animais têm
chances de serem portadores de doenças
específicas (Foto: reprodução)

Ao destravar os segredos do DNA do cão ou do gato, os tutores e os médicos-veterinários podem atuar, juntos, para adaptar programas de saúde que atendam às necessidades únicas do animal. "Nossa pesquisa em genética tem como foco ajudar os tutores de animais de estimação e os veterinários a melhorar a qualidade de vida dos pets com ferramentas que definem suas predisposições genéticas de saúde ou doenças. Isso permite que os cuidados direcionados e preventivos sejam individualmente trabalhados, com nutrição adequada para cada pet, exercícios e tratamentos", comenta o presidente do segmento Connected Solutions, da Mars Petcare, Leonid Sudakov. "Este é um momento crítico no desenvolvimento de testes genéticos para animais de estimação e estamos preparados para expandir, pois os criadores, veterinários e tutores compreendem, cada vez mais, seus benefícios, exatamente como acontece nas descobertas genéticas para seres humanos", declara Sudakov. 

O presidente da Genoscoper e professor Líder do grupo de pesquisas de genética canina, da Universidade de Helsínquia (Finlândia), Hannes Lohi, ressalta que, por meio de uma sólida experiência de pesquisa da Genoscoper em genomas dos pets, desenvolveu-se um conceito único que permite que as descobertas acadêmicas possibilitem ainda mais evolução em benefício de toda a população animal. “Nossa visão de longo prazo tem sido adotar os maiores avanços na pesquisa genética para melhorar o bem-estar animal, e é exatamente aí que esta aquisição entra para contribuir", comenta Lohi. A transição da aquisição da Genoscoper pela Mars Petcare será gerenciada ao longo de 2018. 

Os testes genéticos podem detectar quais animais têm chances de serem portadores de doenças específicas. Com isso, os criadores conseguem evitar o cruzamento entre animais nestas condições. Também podem identificar cães de raça mista com uma condição genética diferenciada, permitindo que o tutor seja aconselhado sobre como cuidar da saúde do seu pet, antes mesmo do desenvolvimento de uma possível doença. Os exames de DNA canino Wisdom Panel desvendam a curiosidade de muitos tutores sobre a herança genética de seus cães, fornecendo detalhes sobre a ascendência de uma raça. Além disso, o novo teste Optimal Selection Feline, desenvolvido pela Wisdom Health e Genoscoper, auxilia criadores de gatos a identificar mais de 40 condições genéticas e mais de 20 traços de diversidade genética que podem ajudar a identificar potenciais companheiros por meio da compatibilidade genética.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.