Assine

Mars realiza encontro com cerca de 60 lojistas de seu Canal Especializado

Pauta segue hoje com visita à fábrica e processo de qualidade dos alimentos

Aconteceu ontem (24/05), em Jaguariúna (SP), o 1° Encontro de Negócios do Canal Especialista, promovido pela divisão de Pet Nutrition da Mars (Mogi Mirim/SP). O evento contou com a presença de, aproximadamente, 60 lojistas do canal especializado do Estado de São Paulo que puderam conhecer mais sobre a empresa, o portfólio e a aposta da Mars na categoria de alimentação úmida para cães e gatos. 

Rapacci  mars
O presidente da Mars, José Carlos Rapacci,
ministrou a abertura do evento (Foto: divulgação)

O presidente da Mars, José Carlos Rapacci, foi o responsável pela abertura do evento. O momento especial do dia foi a presença da Dra. Manuela Fischer, mestre e doutora em Zootecnia na área de Nutrição de Monogástricos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Porto Alegre/RS), que fez uma apresentação sobre a importância dos alimentos úmidos para os pets.  

A médica-veterinária Manuela Fischer aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da alimentação úmida para a saúde e qualidade de vida dos pets. Ela destaca três fatores, sendo o primeiro a alta palatabilidade. “O consumo de um alimento úmido é melhor, pois há mais vontade por parte do pet e é isso que o tutor busca. O alimento úmido tem uma palatabilidade superior em função da umidade, do teor proteico e da gordura que está presente no alimento”, explica. 

O segundo item é o aumento na ingestão de água. “Uma dieta úmida tem em torno de 80% de água e isso é importante para a manutenção de um trato urinário saudável ou mesmo para aqueles animais que têm – eventualmente - recidivas de cálculos urinários”, explana. Segundo ela, muitos desses pets não voltam a produzir cálculos quando introduzidos a uma dieta exclusivamente úmida. 

manuela fischer
Veterinária explica que alimento úmido tem uma palatabilidade superior
em função da umidade, do teor proteico e da gordura (Foto: divulgação)

A baixa caloria também auxilia na saúde do animal. Manuela diz que, como o alimento úmido tem alto teor de umidade, a caloria dele é mais baixa. “Isso permite que o pet tenha um consumo maior de volume de alimento, se comparado com a versão seca, que é concentrada. O tutor tende a ‘ceder’ aos apelos dos pets que pedem sempre mais alimento e com os secos há possibilidade que esse ‘excesso’ faça os animais engordarem.  Com os úmidos, o pet ingere mais água, o que pode deixa-lo mais saciado”, orienta. 

A profissional também frisa a essencialidade de eventos como o encontro realizado pela Mars: “Quem faz a venda e quem orienta o tutor na loja, não é o veterinário. O veterinário não está presente na loja o tempo todo aguardando o consumidor para sanar eventuais dúvidas. Então, quem vai passar as informações, benefícios do alimento, como proceder nas trocas são os lojistas. É interessante estar frente a frente com esses interlocutores para difundir, por exemplo, alguns mitos da nutrição”, expõe. 

Manuela tem uma recomendação para aquele tutor que alimenta seu pet com alimentos seco e tem a intenção de fazer a mudança para a alimentação úmida: “Esse processo de mudança tem que ser feito paulatinamente, com o mínimo de pressa e respeitando a aceitação do animal. Na primeira semana, o tutor deve adicionar uma única colher do alimento úmido ao seco. Na próxima, mais uma colher e assim por diante. Essa troca deve acontecer ao longo de meses, para evitar, por exemplo, diarreias”, aconselha e lembra que, muitas vezes, o tutor tende a comprar um sachê e, para agradar, adiciona todo o seu conteúdo. “A composição desses alimentos é completamente diferentes e isso causa um ‘desbalanço’ na microbiota intestinal favorecendo o aparecimento de diarreias. Essa troca deve ser bem gradual, com observação da consistência das fezes e aceitação do pet”, acrescenta. 

O cronograma do encontro segue hoje (25/05), onde a agenda é focada em visita à fábrica e nos processos de qualidade dos produtos.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.