Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

MERCADO VETERINÁRIO ESCOLHE CBA 2017 PARA LANÇAMENTOS DO SETOR

Por Equipe Cães&Gatos
mercado
Por Equipe Cães&Gatos

“O maior evento nacional de clínicos veterinários de pequenos animais”. Essa é a definição do Congresso Brasileiro da Anclivepa, que aconteceu entre 3 e 5 de maio, em Recife (PE). Com uma extensa programação científica, o marco do calendário veterinário é ponto de encontro entre profissionais renomados e estudantes de Medicina Veterinária. Para o presidente da Anclivepa-PE, Marcelo Weinstein Teixeira, o CBA, em cada edição, mostra que é um evento consolidado, sendo na atualidade, um dos maiores do País. Ele acrescenta ter sido uma honra para a diretoria sediar o evento e recepcionar congressistas de todos os Estados do País.

Além do valoroso conteúdo técnico, o evento também abriga uma espaço para discussões mercadológicas. A ExpoAnclivepa reúne as principais inovações do setor veterinário, com produtos e serviços. Confira abaixo algumas exposições:

Mais que produtos. Gerente de Marketing Veterinário da Royal Canin do Brasil, Gláucia Gigli afirma que o foco da empresa durante o Congresso Brasileiro da Anclivepa foi a linha dermatológica. Para isso, profissionais realizaram workshops durante todos os dias, no estande da companhia, a fim de explicar os benefícios para a manutenção da saúde de cães e gatos com atopias, entre outros problemas dermatológicos, por meio da nutrição.

A profissional ainda cita o Fórum de Especialidades, evento paralelo ao CBA e patrocinado pela empresa. “A dermatologia também é abordada nas palestras, mas apresentamos diversos temas como urolitíase, doenças renais, constipação, gerenciamento, entre outros”.

O estande da companhia também foi palco para um lançamento: o livro “Oncologia Felina”, co-escrito pelas médicas-veterinárias Fernanda Vieira Amorim da Costa, Heloísa Justen, Simone dos Santos Cunha e Katia Barão Corgozinho.

Uma marca com voz. Um novo conceito em saúde animal foi apresentado, recentemente, ao mercado pet. Depois de pesquisas e escolha de ingredientes naturais, a Pet Society desenvolveu o Soft Care. Trata-se de um novo olhar voltado aos cuidados, à manutenção e ao bem-estar dos animais de estimação. É sobre isso que o diretor de Marketing da companhia, Ricardo Rocha Prudente dos Santos, comenta. “Apresentamos ao mercado a Soft Care. Ela já existia como um conceito dentro da Pet Society, tínhamos alguns produtos com foco em manejo e bem-estar do animal e agora ela tomou vida própria, se tornou uma marca com voz, com comunicação, além de possuir um visual mais próximo do cosmético humano para mostrar toda a tecnologia e desenvolvimento que temos pensado para o veterinário”, descreve e afirma que a empresa deseja mostrar ao profissional que entende a realidade do dia a dia da clínica. “Isso porque as pessoas que estão desenvolvendo os produtos são médicos-veterinários que clinicam”, pontua e destaca que o CBA é uma chance desse novo conceito chegar ainda mais perto dos profissionais da Medicina Veterinária.

Ênfase de portfólio. A gerente de Produtos da Ceva (Paulínia/SP), Priscila Brabec, menciona que a empresa participa do evento da Anclivepa todos os anos, principalmente porque estes encontros oferecem um público misto entre estudantes e veterinários. “Para nós, é importante ter esse relacionamento”, afirma. Recentemente, a Ceva lançou alguns produtos e a profissional declara que esta é uma boa oportunidade para ter um contato de reforço do portfólio. 

“Outro ponto é pelo fato de, no fim do ano passado, a Ceva ter adquirido a Hertape, então reforçamos a linha de vacinas, além de uma bastante importante que é a Leish-tec”, destaca. Ela também cita o lançamento recente do Adaptil, que é o feromônio materno canino, que ajuda no bem-estar e conforto dos cães, mais um produto da linha de comportamento da empresa. “A linha Feliway já é bem consolidada aqui no Brasil e um produto que vai chegar para agregar essa linha é o Feliway Friends, feromônio materno felino que vai servir para conflito entre gatos”, conta.

Público selecionado. “Entendemos que o congresso da Anclivepa é um dos principais eventos que reúne os médicos-veterinários de pequenos animais, então, já que atuamos nesse segmento, é importante estarmos presentes para reforçarmos a marca e lembrar os profissionais dos nossos produtos”, frisa o gerente de Marketing de Pet da Venco Saúde Animal  (Londrina/PR), Luis Eduardo dos Santos Ferraz. 

O profissional também dá destaque ao grande número de estudantes circulando pelo evento. “No futuro, eles serão os veterinários que prescreverão nossos produtos e, para nós, é importante que conheçam e possam confiar na marca desde o início”, insere. Assim, a Venco, segundo o gerente, participa do CBA 2017 para reforçar a marca dentro do segmento. “Temos produtos em fase de desenvolvimento, que, infelizmente, não ficaram prontos para a feira, mas acredito que até o segundo semestre desse ano teremos lançamentos”, revela.

Inovações. No estande da Supra as novidades envolveram imagem e lançamentos. Conforme apresenta a gerente de Trade Marketing da empresa, Jane Britto, a Cat Natural de 7,5 kg está com nova embalagem, assim como a linha Frost ganhou novos tamanhos, sendo o de 14kg para Adulto SB e Puppy SB. Isso, “com objetivo de atender a demanda de animais de pequeno porte, mas com maior volume”, comenta a profissional. 

Porém, a grande estrela da atuação da empresa é o recém-lançado Atacama. O produto, criado para o mercado exportador e que foi inserido em solo brasileiro no mês de setembro, tem uma formatação destinada para todas as raças e que atende as necessidades nutricionais tanto de um pequeno quanto de um pet de grande porte. “O Atacama vem com inovação na categoria super premium, por ser único, já que os outros são segmentados para raças e tamanhos”, comenta Jane comemorando recordes mensais de vendas. Ela conta ainda que esse formato gera praticidade para o proprietário, veterinário e lojista, tendo um produto que atende as necessidades dos animais, sendo ajustada somente a porção diária oferecida para cada porte, por exemplo.

Com bons resultados de apresentação e visitação, Jane se diz surpreendida com tamanho movimento do encontro veterinário.

Soluções personalizadas. O Clube Novibac Vitta é uma das grandes atrações do estande da MSD Saúde Animal (São Paulo/SP). “Com a ação, temos o objetivo de formar um grupo de médicos-veterinários que optam por uma vacinação na medida certa, que utilizam antígenos em uma quantidade correta e de acordo com as necessidades brasileiras, porque temos uma atualização dos guias internacionais e nossa linha permite a elaboração de protocolos personalizados junto às precisões nacionais”, diz a gerente de Produto, Daniela Baccarin.

Ela conta que o clube é exclusivamente para veterinários e fornece dois grandes benéficos: a garantia Nobivac e o novo Safe Vet, seguro em parceria com a Liberty Seguros, que dá para o médico-veterinário uma segurança em seu estabelecimento.

No estande, como adiciona o diretor de Marketing Ahmed Addali, também estavam disponíveis atualizações científicas sobre o Bravecto.

Quanto à participação no evento, Daniela conclui: “É o maior encontro veterinário do Brasil e para nós é uma grande oportunidade de conversar com clientes consolidados, bem como os profissionais do futuro. Um ambiente para divulgar marcas consagradas e também toda amplitude do portfólio”.

Conteúdo e lançamento. A Vetnil (Louveira/SP) montou um pool de atuação durante a 38ª edição do evento. Pelo terceiro ano, a empresa realizou o Simpósio de Nutrição Vetnil, com a grade voltada para intensivismo, usos diversificados de ômega 3, além de uma parte dedicada à oftalmologia, em linha com o novo lançamento da companhia, como explica o diretor de Marketing, Cristiano de Sá.

“Estamos apresentando ao mercado, em espécie de pré-lançamento, a Linha Oftálmica Optivet para pets nas versões Optivet Tears Colírio e o Optivet Tears Gel, indicada na higienização e lubrificação ocular para cães e gatos em todas as fases da vida. Podendo ser utilizado em variados casos da rotina clínica, como olho seco e até proteção ocular da córnea”, destaca o profissional, sinalizando chegada do produto ao mercado nos próximos 30 dias. 

Também presente entre os destaques do estande, Cristiano de Sá ressalta a solução Pet Milk, que atua como substituto do leite materno para cães e gatos, que foi reformulada, com nova embalagem de 100g.

Relacionamento. Vetoquinol (São Paulo/SP) fez sua estreia na feira de exposição do evento. De acordo com a gerente de Marketing, Luciana Nishi, a empresa ingressou no mercado pet em junho de 2016 e caminha fortalecendo os trabalhos na área. Conforme conta a profissional, a expectativa com o evento foi atendida, no sentido de contato direto com médicos-veterinários, ao mesmo tempo em que novos relacionamentos com distribuidores estão sendo realizados com sucesso.  Em matéria de portfólio, as soluções mundiais da companhia são reforçadas: Cimalgex, Flevox e Enisyl.

Tecnologia aplicada. A Ibasa (Porto Alegre/RS) também lançou sua nova linha de soluções, apresentados à equipe C&G VF pela gerente Técnica de Produto, Dafne Londero Cruz. Dos quatro que irão compor a linha, três já estavam no estande da empresa para a recepção do mercado. “Estamos trazendo quatro soluções na manutenção de cães atópicos, com hidratação e restauração de barreira. São inovadores no sentido molecular e tecnologia, uma vez que possui uma molécula inteligente que consegue repor a barreira cutânea, contendo ainda ação anti-inflamatória e antimicrobiana”, descreve a profissional que completa: “a solução atua na lesão, o que impede retorno de crises e infecções”. Além da molécula, uma emulsão multivesicular faz com que os ativos sejam liberados gradualmente, o que propõe ação prolongada. 

Conforme Dafne, a ideia de criação da linha é facilitar a vida do tutor a espaçar as crises, fazendo a manutenção do cão atópico. Para isso, shampoo, loção, spot on e na sequência o lenço umedecido vão auxiliar nos cuidados. 

Além dos produtos, que devem chegar aos distribuidores da companhia ainda nessa semana, a Ibasa ofereceu três palestras de Domenico Santoro. “Ele é um grande dermatologista, parte integrante de um seletivo comitê mundial de dermatatite atópica e professor de Dermatologia na Universidade da Flórida. Em suas apresentações foi possível ver o interesse dos congressistas, o que mostra a dermatologia como tema crescente da Medicina Veterinária”, encera a gerente.

A reportagem completa do evento em www.revistacaesegatos.com.br.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.