Assine

Ministério Público de MG divulga melhores práticas de bem-estar animal

Ação é realizada em parceria com a entidade Proteção Animal Mundial

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), em parceria com ONG Proteção Animal Mundial, lançou o informe Manejo humanitário e efetivo de cães e gatos. O material tem como objetivo levar informações, em especial para os magistrados e gestores públicos, sobre como lidar com inúmeros desafios do convívio entre humanos e animais em áreas urbanas. A ação surge de uma demanda crescente por medidas mais efetivas e humanitárias na resolução de problemas que vão desde os mais simples como ruídos e dejetos, até os mais complexos como atropelamentos, abandono e outras situações de violência contra os animais. 

manejo
Essas informações foram cuidadosamente
organizadas para conscientizar profissionais
da saúde e população (Foto: divulgação)

Para a gerente de Programas Veterinários da Proteção Animal Mundial Iniciativas, Rosangela Ribeiro Gebara, iniciativas como esta são essenciais para alcançar condições cada vez mais efetivas, sustentáveis e humanitárias para cães, gatos e outras espécies, especialmente nas áreas urbanas. 

O projeto, que faz parte de um conjunto de publicações sobre temas relevantes para a sociedade já produzidos pelo MPMG, começou a ser desenvolvido em 2016 e tem como foco os principais problemas enfrentados por cães e gatos em áreas urbanas. 

Com base em dados, estudos e orientações profissionais, o material traz informações sobre como manejar a população de animais de rua, fazer um controle reprodutivo e de zoonoses mais efetivo, além de tratar de outros temas como guarda responsável, identificação e registro, acolhimento temporário e cães comunitários. 

O convívio com cães e gatos trazem muitos benefícios aos seres humanos, mas quando estão abandonados nas ruas podem trazer preocupações como transmissão de zoonoses, acidentes de trânsito, além de estarem vulneráveis a todo tipo de injuria e sofrimento. Para Rosangela, é responsabilidade de todos garantir uma vida digna a estes animais, por meio de politicas públicas responsáveis e um manejo efetivo e humanitário, promovendo, assim, a saúde e o bem-estar de pessoas e animais.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.