Assine

“Livre da Picada”, da Ourofino Pet, apresenta suas novas ações

Campanha visa alertar sobre a importância do controle de parasitas

Em continuidade ao trabalho de orientação aos tutores, que acontece frequentemente por meio da equipe técnica e dos canais digitais da Ourofino Pet, a empresa ampliou a Campanha Livre da Picada. Destinada para a prevenção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), a ação, agora, aborda, também, o controle de pulgas e carrapatos nos animais de companhia. O tema será discutido no dia 25 de abril, na próxima edição do programa Amigo Pet, transmitido mensalmente na fanpage da mascote Byte

A gerente Técnica da Linha Pet, Andrea Savioli, explica que, com a iniciativa, a Ourofino pretende alertar para os riscos de contaminação com doenças fatais ou que prejudicam o bem-estar dos animais. “As pulgas, por exemplo, têm a capacidade de botar mais de 1500 ovos ao longo do seu ciclo de vida, que pode durar cerca de 35 dias. Apenas 5% desse total fica depositado no corpo do hospedeiro e o restante no ambiente, o que torna o desafio de eliminar os parasitas ainda maior”, explica. 

Além de ser necessário investir em condutas para eliminar as pulgas, os proprietários de cães e gatos precisam ficar atentos aos outros sinais que podem surgir de enfermidades relacionadas à picada desse parasita. Os problemas são variados: de verminoses à anemia e de dermatites severas, que levam à perda de pelos e inflamações na pele e à micoplasmose felina. “Todos esses problemas são sérios e afetam a saúde do animal em maior ou menor grau. É importante salientar que a pulga não deve ser subestimada e há muito o que falar sobre o assunto”, diz Andrea. 

A capacidade de reprodução das pulgas é vigorosa, segundo a profissional. Uma vez que ela migra para o corpo do gato ou cão, começa a depositar os ovos imediatamente após fazer a sua primeira alimentação. A partir daí, a infestação ambiental se instala. Nessa hora, o aspirador de pó é recomendado. “O aparelho é muito eficiente para controlar a infestação, isso porque ele também elimina a umidade, que é um fator favorável para a proliferação do parasita. No entanto, ele só é funcional para evitar as pulgas que recém-eclodiram, assim deve ser adotado sistematicamente até que o quadro esteja sob controle e em paralelo ao tratamento do animal”, orienta. 

Informações como essas estão disponíveis neste site, no qual também é possível compreender melhor os comportamentos e as implicações que os carrapatos e os mosquitos-palha (Flebótomos) trazem para a saúde do animal. Para prevenir enfermidades das quais eles são vetores, os tutores podem recorrer aos produtos parasiticidas, como o NeoPET, de uso tópico, e a coleira Leevre. O tratamento contra vermes pode ser realizado com o Top Dog, eficiente contra Nematódeos, Cestódeos e Protozoários e com um sabor especialmente desenvolvido para agradar ao paladar dos caninos. 

A live será intermediada pela jornalista Juliana Matthes e terá a presença tanto da Andrea Savioli quanto da gerente de Produto da linha Pet da Ourofino, Laura Fleury. Quem acompanhar o programa pela página Byte Amigo Pet poderá interagir enviando perguntas para as especialistas. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.