Assine

Abo3vet refuta afirmações de veterinário publicadas pelo CFMV

Nota de repúdio é referente ao alerta ético sobre ozonioterapia em pets

A Associação Brasileira de Ozonioterapêutas Médicos Veterinários (ABO3VET), se manifestou, prontamente, sobre o artigo de alerta ético sobre a ozonioterapia em animais, divulgada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF). 

A Associção repudia, conforme divulgado em nota, de forma veemente o material publicado com a autoria do médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes. “O texto contempla informação técnica incompleta, sem embasamento científico e de cunho aparentemente pessoal a respeito da Ozonioterapia em animais, obtendo apenas como resultado desconfiança, medo, revolta e cisma entre grupos de médicos-veterinários informados sobre a ozonioterapia e aqueles que a desconhecem, não contribuindo em nada para uma discussão técnica, imparcial”, descreve a nota.

Assim sendo, a ABO3VET defende os dados que sustentam, embasam e podem ser verificados a qualquer momento a respeito dos benefícios da técnica. “A ozonioterapia é uma técnica em que uma mistura oxigênio-ozônio pode ser administrada por distintas vias nos pacientes, de acordo com cada enfermidade e necessidade. A ozonioterapia apresenta comprovados efeitos antissépticos, analgésicos e/ou anti-inflamatórios, a depender das doses e concentrações utilizadas”, consta na nota da Associação.

Segundo a entidade, até o momento, existem 7.458 publicações sobre ozonioterapia na base de artigos científicos Science Direct1 e mais de 3 mil artigos publicados na base PubMed2. Além disso, existem, ao menos, oito universidades no Brasil que conduzem estudos experimentais de extrema relevância em Medicina Veterinária. “Portanto, mediante o cenário óbvio de comprovação científica da técnica somado aos preceitos presentes no Código de Ética supracitados, conclui-se que a Ozonioterapia e todos os colegas profissionais que a utilizam em sua rotina clínica são éticos e devem ser tratados com o respeito que o mesmo código orienta”, consta em nota. 

A Revista Cães&Gatos VET FOOD está em contato com a Associação de Ozonioterapia, bem como com o veterinário autor do artigo para uma possível publicação de debate sobre a temática.

Fonte: Abo3vet, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.