Assine

Acupuntura e homeopatia: órgãos podem emitir títulos por mais 5 anos

Concessão de títulos de especialista foi renovada pelo Conselho Federal

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) renovou por mais cinco anos a concessão de título de especialista para a Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) e para a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet). 

Essa é a segunda vez que a AMVHB tem sua habilitação renovada pelo Conselho Federal. Desde que foi habilitada, em 2000, a associação já concedeu Título de Especialista em Homeopatia Veterinária para 19 médicos-veterinários, dos quais 12 estão vigentes. O primeiro especialista teve título registrado em 2005. Já a Abravet está na primeira renovação. De 2014 para cá, concedeu 16 títulos de especialistas para médicos-veterinários. O primeiro foi em 2017 e todo estão dentro da validade. 

Habilitação. Para obter a habilitação junto ao CFMV, as entidades devem estar consolidadas e legalmente constituídas há, pelo menos, cinco anos e apresentar ao Conselho Federal os critérios que nortearão o oferecimento dos títulos, como determina a Resolução nº 935/2009

As instituições ainda devem ter contingentes de profissionais estabelecidos em suas áreas específicas de domínio de conhecimento em, pelo menos, cinco unidades da Federação. A habilitação tem validade de 5 anos e pode ser renovada. 

Especialista. Para ser considerado especialista, primeiro o profissional deverá passar pelo processo seletivo promovido pelas sociedades, associações e colégios habilitados pelo CFMV. Depois de aprovado, aí sim o profissional deverá solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado em que atua. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.