Assine

Alguns sintomas de espirro reverso alarmam tutores de felinos

Sinais podem assustar proprietários que os confundem com asfixia

Espirro reverso, também chamado de respiração paroxística inspiratório, é um esforço inspiratório forçado e repetitivo (paroxístico) iniciado após irritação da nasofaringe caudodorsal. Em um espirro reverso, ao invés do ar ser expelido para fora pelas narinas, um espasmo na garganta faz com que esse ar passe de maneira muito rápida e ruidosa para dentro. Muitas vezes, os tutores de felinos se preocupam com a situação, pois a impressão que dá é de que o animal está se asfixiando. 

Segundo a médica-veterinária, especializada em felinos, Ludmilla Malta, o espirro reverso não é tão comum em gatos, mas as raças braquicefálicas (como os persas) são as mais acometidas, pois esses pets possuem um focinho mais curto e o palato, muitas vezes, mais alongado. 

Ludmilla comenta que existem diversas causas que podem levar à manifestação de espirro reverso, entre elas corpos estranhos, tumores ou pólipos na cavidade nasal, aspergilose, rinotraqueíte e, mais comumente, o processo inflamatório secundário à causa alérgica, o que acaba ocasionando uma irritação de nasofaringe. No inverno, com as temperaturas mais baixas, pode ocorrer o aparecimento de mais sintomas. “Além disso, o ar mais seco, as doenças respiratórias, em geral, se tornam mais frequentes e isso inclui o aumento dos sintomas como espirro reverso”, informa. 

O problema pode ter cura, segundo Ludmilla, se for tratado a doença de base. “É muito importante que o tutor leve o animal ao veterinário de confiança sempre que observar algum sinal de doença. Uma boa dica é filmar os episódios para levar ao consultório, isso pode facilitar o diagnóstico e auxiliar na escolha do melhor tratamento”, conclui. 

Leia a reportagem completa na edição de agosto da C&G VF. Acesse aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.