Assine

Alta cobertura vacinal é essencial para o controle da cinomose

Também é preciso ter atenção ao número de doses de reforço

A cinomose atinge diversos sistemas do cão, provoca lesões que vão desde pele ao sistema nervoso central e é causada por um vírus RNA, envelopado, nomeado Vírus da Cinomose (CDV, do inglês Canine Distemper Virus). Seu diagnóstico pode não ser tão simples, pois grande parte dos animais infectados não apresenta sinais clínicos da doença. 

De acordo com o médico-veterinário, professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Fernando Spilki, o CDV, no passado, era considerado um vírus com pouquíssimas variantes. Hoje, já não se pensa assim e isso tem efeitos sobre manifestações da doença, intensificação de surtos e, talvez, até no manejo vacinal, no futuro. “Nos últimos 20 anos, ou eclodiram nas Américas ou chegaram de outros continentes novos genótipos do CDV e os impactos disso na clínica e profilaxia ainda precisam ser estudados”, afirma. 

Ele destaca que se trata de uma doença que necessita atenção, não só por poder passar despercebida, mas por ser transmissível de um animal a outro. Segundo Spilki, os fatores de risco para o seu desenvolvimento são a falta de imunidade, programas vacinais incompletos, falhas vacinais, suscetibilidade maior de algumas raças e a exposição aumentada, quando há surto de cinomose em região específica. 

Spilki explica que os sinais na forma clássica da doença são: febre, apatia, anorexia, associados a quadros que incluem diarreia e/ou pneumonia. “As lesões pustulosas na pele, corrimento nasal e ocular purulento e, por vezes, a instalação de sinais de comprometimento nervoso precoce contribuem para firmar um diagnóstico, mas o ideal é que este seja associado a exames para detecção do vírus”, diz. 

Leia a reportagem completa na edição de julho da C&G VF. Acesse aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.