Assine

Anorexia em gatos é comum, mas pode apresentar complicações

Problema é caracterizado pela falta de apetite ou parada total da alimentação

Diferente do peso que a palavra possui quando é relacionada ao diagnóstico humano, a anorexia em gatos é um dos sintomas mais comuns da espécie. O problema pode ocorrer de diversas doenças sistêmicas e é um achado inespecífico, caracterizado pela falta de apetite ou parada total da alimentação.

De acordo com o médico-veterinário, responsável pelo Hospital 4cats, Pedro Horta, a maioria das doenças felinas cursam com a anorexia ou disorexia quando há diminuições importantes no apetite e/ou na alimentação. Ainda segundo ele, as causas do problema são divididas em primárias, secundárias e a pseudo-anorexia.

A mais comum delas na rotina clínica, é a anorexia secundária, causada por alguma outra alteração que leva à perda de apetite. O veterinário explica que é importante lembrar que complicações comuns de diversas doenças também podem causar anorexia secundária nestes animais, como a febre, desidratação, anemia e dor, assim como, alterações ambientais e comportamentais, como aceitação de dieta e palatalibidade da ração.

Quer saber como é realizado a identificação do problema e o diagnóstico aprofundado do que acarreta a anorexia felina?  Leia a reportagem completa na edição de fevereiro da C&G VF. Acesse aqui.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.