Assine

Cães e gatos senis necessitam de dietas devidamente balanceadas

Ação otimiza o bem-estar e a qualidade de vida dos animais

Assim como para os seres humanos, a saúde dos cães e gatos depende, dentre outros fatores, de uma nutrição completa e balanceada. Ao desenvolver uma dieta para animais de companhia, um importante fator a ser levado em conta é a idade ou estágio de vida em que o animal se encontra, de modo a suprir necessidades específicas de determinadas fases.

A senilidade é uma fase em que os animais sofrem processos biológicos decorrentes do envelhecimento, causando, além de outros fatores, aumento da vulnerabilidade a enfermidades. Os avanços da Medicina Veterinária resultaram em um grande aumento da expectativa de vida dos animais, o que levou também ao aumento do número de  idosos. Nesta fase os cães e gatos podem sofrer diminuição da sua atividade normal, alterações físicas como ganho ou perda de peso, perda de massa magra, problemas articulares e alterações comportamentais. No entanto, envelhecer não significa adoecer. Um organismo idoso, em condições basais funciona tão bem quanto um jovem.

A idade em que cães e gatos são considerados idosos varia de acordo com a espécie e tamanho do animal, sendo que cães de raças grandes e gigantes são considerados idosos a partir dos sete anos de idade, já os cães médios e pequenos atingem essa fase aos dez anos e os gatos com aproximadamente 12 anos.

Com isso, a nutrição na senilidade tem por objetivo otimizar o bem-estar e a qualidade de vida dos cães e gatos, prolongar sua sobrevivência, reduzir a incidência de problemas metabólicos e enfermidades decorrentes do envelhecimentos. Presume-se que as necessidades nutricionais de um cão ou gatos geriátrico sejam as mesmas de um adulto, entretanto o processo de envelhecimento pode afetar a capacidade de digestão e absorção, o aproeitamento de nutrientes e ainda reduzir a procura e o interesse do alimento. Dessa forma, as quantidades de nutrientes necessárias por quilograma de peso corporal podem sofrer alterações. 

Quer saber como pode ser realizada a adequação alimentar para os pets idosos?  Leia a reportagem completa na edição de fevereiro da C&G VF. Acesse aqui.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.