Assine

Biópsia líquida substitui cirurgia para diagnóstico de alguns quadros

Em casos como carcinoma de bexiga e próstata de cães, veterinários indicam a técnica

A biopsia líquida compreende a análise das células tumorais circulantes ou de elementos tumorais circulantes (DNA/RNA circulantes livres de células ou de microvesículas extracelulares liberadas pelas células tumorais), as quais podem ser identificadas e, consequentemente, utilizadas para o diagnóstico e prognóstico do câncer, assim como para a resposta ao tratamento e avaliação de recidiva.

Desta forma, possibilita a detecção e acompanhamento do câncer nos animai de maneira mais rápida e menos invasiva em comparação com os métodos existentes. A técnica pode ser combinada com análise genômica da célula tumoral circulante identificada, aumentando a sensibilidade e especificidade dos resultados.

Segundo a médica-veterinária, doutoranda em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrarias e Veterinárias, da Unesp (campus Jaboticabal), Bruna Fernanda Firmo, comenta que a técnica da biópsia liquida inovadora e se diferencia por ser um procedimento mais simples e tranquilo para o paciente, segundo Bruna. “Ela se baseia na análise de fluídos orgânicos, como uma amostra de sangue ou urina para sua realização, sem a necessidade de procedimentos invasivos, como uma biópsia, e sem a necessidade de submeter o paciente a procedimentos anestésicos.  Além disso, possibilita múltiplas coletas para o acompanhamento terapêutico”.

Mas é necessário que a coleta do material seja realizada de forma adequada e encaminhada para um laboratório estruturado e com profissionais que sejam capacitados para realização do exame. E por que isso?

Leia a reportagem completa, na edição deste mês da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Fauna e flora do Pantanal pedem socorro: quem é o principal culpado?

Congresso CBNA Pet divulga data limite para inscrição com desconto

Novos conselheiros do CRMV-MT tomam posse para o triênio 2020-2023

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.