Assine

Boehringer Ingelheim Saúde Animal anuncia apoio ao Ibeteaa

Instituto é responsável por oferecer terapia assistida por animais

Ao ganhar notoriedade, a Terapia Assistida por Animais (TAA) tem se provada cada vez mais benéfica aos pacientes que a ela são atribuídos. Pensando em ampliar esse panorama, a Boehringer Ingelheim Saúde Animal anuncia parceria com apoio financeiro ao Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (Ibeteaa).

A prática que pode ser utilizada no tratamento de pessoas com depressão, dificuldades de aprendizado, deficiências mentais e idosos, proporciona benefícios como relaxamento do corpo, diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, além da estabilização da respiração.  De acordo com estudos científicos, esse tipo de terpapia também pode gerar benefícios para tratar crianças que apresentam algum comprometimento neurodesenvolvimental, auxiliando no desenvolvimento da comunicação verbal, não verbal e corporal.

Perante a relação entre o homem e os animais,  para o gerente de marketing da área de Pets da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Bruno Gallerani, os laços entre as duas espécies vêm se aprofundando há milhares de anos, principalmente com os cães e gatos. Sobre o Ibeteaa, o mesmo reforça a seriedade do instituto e os benefícios que a Cinoterapia oferece: “Quem já presenciou uma visita aos pacientes entende como os animais podem transformar a vida das pessoas, e o IBETAA vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Nós também acreditamos fortemente nessa relação de amor entre humanos e animais; por isso seguimos em frente com essa benéfica parceria”, afirmou.

Para Carlos Pires, diretor-presidente do Ibeteaa, o apoio da Boehringer Ingelheim à causa mostra o seu comprometimento com o bem-estar das pessoas e dos animais.  “Ao conhecer a equipe e ouvi-la falar da paixão que move a empresa, de seus valores, percebi o entusiasmo e total apoio ao nosso trabalho de humanização do ambiente hospitalar, em que os pets visitam os pacientes internados em um momento de dor física ou psíquica. Além disso, a parceria também ajudou a realizar o sonho de termos o nosso centro de reabilitação, na cidade de Londrina, no Paraná, para atender a crianças carentes que apresentam deficiência físico-motora, problemas de aprendizagem e emocional”, declarou.

Focado em Intervenções Assistidas por Animais (IAA), o instituto as divide em três grupos de atuação: Atividade Assistida por Animais (AAA), Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA). Segundo o Ibeteaa e a Boehringer Ingelheim, a visita de um cão traz a sensação de “lar” ao ambiente hospitalar, além de uma mudança bem-vinda na rotina do paciente. Além disso, os beneficiados apresentam diminuição de ansiedade e estresse em processos dolorosos, redução da sensação de solidão, aumento da mobilidade muscular e aumento do bem-estar psicológico e fisiológico.

Sobre os animais, para estarem aptos a este tipo de trabalho, eles são selecionados por meio de testes específicos de análise de perfil. Em seguida, passam por treinamentos e monitoramento constante para verificação de comportamento, e recebem atenção especial em relação à saúde, com checkups frequentes, vacinas em dia e controle de ectoparasitas.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.