Assine

Cães também pensam nos problemas antes de dormir

Estudo analisou 16 cães de raças distintas para investigar a qualidade do sono

Estamos enganados ao pensar que nós, animais racionais, somos tão diferentes das outras espécies, mesmo em aspectos tão mundanos e supostamente particulares aos seres humanos, como pensar nos problemas do dia antes de dormir e deixar o estresse cotidiano afetar nosso sono. Uma pesquisa realizada por cientistas húngaros sugere que os cães também levam as dores de cabeça de um dia difícil para a cama e que maiores dificuldades emocionais podem se transformar em um sono de menor qualidade para os animais.

A pesquisa foi realizada com 16 cães de raças diversas que, com a ajuda dos tutores, foram divididos em dois grupos: um foi submetido a experiências agradáveis, enquanto o outro grupo atravessou situações de desconforto moderado. As experiências positivas envolveram prazeres caninos, como ser acariciado ou participar de brincadeiras, enquanto as situações negativas eram tais como permanecer trancado em um cômodo sem acesso ao tutor ou ter um pesquisador olhando o animal diretamente nos olhos.

Os animais utilizaram sensores e, após vivenciarem suas experiências, foram direcionados a um local para poderem dormir. De acordo com os cientistas, os cães estressados foram se deitar cerca de 20 minutos antes e gastaram uma média de 20 minutos a menos em sono profundo, sem necessariamente terem dormido menos – eles simplesmente tiveram um sono pior. “A descoberta de que tratamentos emocionais breves influenciam a macroestrutura do sono também sugere que a pesquisa do sono poderia ser implementada de maneira útil no campo do bem-estar canino”, afirmaram em artigo os cientistas.

Essa é a primeira comprovação de que os estímulos emocionais afetam a saúde do sono dos cães.

Fonte: Revista Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Entenda o porquê da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua

Pet Care anuncia aquisição de laboratório referência na América Latina

MSD Brasil inicia processo para programa de estágio 2021

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.