Assine

Cão-guia foi treinado para acordar tutora de pesadelos

Bailaria foi uma das jovens a denunciarem abusos do ex-médico da seleção americana de ginástica

Após ter sido vítima de abusos sexuais pelo médico da seleção americana de ginástica da qual participava, a bailarina Grace French treinou um cão-guia para que a acordasse em meio aos pesadelos recorrentes. O médico, Larry Nassar, foi condenado por deter pornografia infantil e ter abusado sexualmente de mais de 300 ginastas, ao longo dos 20 anos de carreira, segundo levantou o site El País.

Para auxiliar a jovem a lidar com os traumas causados pelos abusos, o cão chamado Bentley foi escolhido para passar por um treinamento de cão-guia, no entanto, diferente do convencional, a função deste animal é acordá-la de pesadelos com o abusador. 

Grace foi vítima de abusos sexuais quando criança, porém, assim como outras mulheres, apenas constatou na idade adulta que os “tratamentos” de Nassar tinham sido, na verdade, abusos, seguindo de uma ação judicial que levou à condenação do mesmo. O que custou a ela, o regresso de memórias e desenvolvimento de pesadelos frequentes.

Em entrevista dada ao New York Times, a bailaria relatou que os pesadelos acabaram por tornar-se tão frequentes, que não conseguia dormir e tinha dificuldades em ficar acordada durante o dia. “Acordava e sentia que ele [Nassar] iria sair das sombras da sala", afirmou.

Com isso, um conhecido de Grace, que treina cães de apoio para veteranos militares, sugeriu que arranjasse um cão para a ajudar na situação, voluntariando-se para treinar o animal. Foi aí que ela começou a trabalhar com o treinador durante os fins de semana e, juntos, ensinaram Bentley a conseguir identificar quando ela estava tendo pesadelos.

No processo de treinamento, foi necessário que fingisse, já que as simulações serviam para ajudar o cachorro a aprender quando deveria dar um empurrão com a pata ou uma lambidela no rosto, assim como a realização de rondas pelo apartamento.

Fonte: Veterinária Atual/EL PAÍS, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.