Assine

Campanha de vacinação gratuita contra a Raiva será adiada para novembro

CRMV-SP orienta a população a vacinar seus pets em clínicas particulares

A campanha de vacinação gratuita de cães e gatos contra raiva, normalmente promovida em agosto, está sem data para acontecer no Estado de São Paulo, por conta de uma alteração no cronograma de entrega das vacinas ao Ministério da Saúde. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) orienta os tutores a imunizarem seus animais de estimação nas clínicas e consultórios particulares, para garantir a prevenção da doença. 

Segundo a veterinária e presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP, Adriana Maria Vieira Lopes, a vacinação de cães e gatos é importante para zelar pela saúde, tanto dos animais quanto dos seres humanos. “Manter a carteira de vacinação anual do pet em dia é fundamental”, ressalta. 

De acordo com nota oficial do Ministério da Saúde, o laboratório que produz a vacina antirrábica inativada para uso exclusivo em cães e gatos (VARC) e fornece esse imunobiológico ao governo informou que o cronograma de envio do produto foi alterado. Com isso, a previsão é de que a entrega aconteça, apenas, a partir do mês de novembro. 

Uma vez que, somente após essa entrega o Ministério poderá distribuir as vacinas ao Estado de São Paulo, que, por sua vez, distribui aos municípios, a campanha de vacinação contra a raiva não tem data para ser realizada. No caso da cidade de São Paulo, a Prefeitura informou que 13 postos fixos terão vacinas disponíveis. 

Há regiões do Brasil que precisam ser priorizadas, por serem localidades com maior risco epidemiológico. Segundo o Ministério, serão distribuídas doses de vacina apenas para as cidades do Estado do Maranhão, bem como aos municípios dos Estados da Região Nordeste (CE, PE, PI, RN) e que fazem fronteira com a Bolívia (MS, MT, RO e AC). 

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.