Assine

Ceva orienta equipe veterinária sobre o manejo de gatos no atendimento

Empresa criou a plataforma Cat Handling Programme, com técnicas que visam mais conforto e bem-estar

As consultas periódicas ao veterinário podem ser um desafio para os gatos. Sem a abordagem adequada, uma simples visita ao consultório poderá gerar estresse e dificultar o manejo. “O atendimento veterinário pode ser um desafio para os felinos, pois eles têm de lidar com diversos fatores, como transporte, a presença de outros animais na recepção, o manuseio para exames, entre outros. Todas essas mudanças podem deixar o animal vigilante, receoso e com medo. Por isso, o manejo assertivo é fundamental para melhorar o conforto do gato durante o atendimento”, explica a médica-veterinária e gerente de Produtos Globais da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.

Para isso, segundo a profissional, é preciso investir em uma série de medidas que visam proporcionar um manejo gentil do gato e diminuir o estresse durante a consulta. Com foco na difusão das técnicas de manejo amigável do gato, que englobam ações que visam proporcionar um ambiente e manuseio mais acolhedor para os felinos, a Ceva Saúde Animal desenvolveu, em parceria  com a International Cat Care, o Cat Handling Programme, uma plataforma exclusiva de e-learning que oferece treinamento com diferentes técnicas para o manejo adequado dos gatos na clínica veterinária.

O programa, voltado para médicos-veterinários e demais profissionais envolvidos no atendimento na clínica, conta com 18 vídeos divididos em três módulos: artista, maestro e virtuoso. “Os vídeos detalham as ações necessárias para reduzir o estresse nos momentos em que os gatos precisam ser examinados ou tratados. O principal objetivo do treinamento é melhorar o bem-estar e diminuir o estresse dos animais durante o atendimento”, conta Priscila.

Cada etapa do treinamento engloba aspectos diferentes sobre o manjo dos felinos, que vão desde o primeiro contato com o gato na caixa transporte, até o manuseio para coleta de sangue, colocação de cateter intravenoso e administração de produtos orais, auriculares e oculares. Ao final de cada módulo o participante realizará um quiz que liberará as próximas aulas e ao completar o curso será emitido um certificado.

Como explicado por Priscila, o Cat Handling Programme nasceu do interesse contínuo da Ceva em desenvolver soluções que auxiliem na manutenção da saúde e do bem-estar animal. “Os felinos precisam de um atendimento diferenciado, que leve em consideração suas particularidades e são exatamente esses aspectos que o treinamento aborda, reforçando a importância da abordagem adequada para melhorar o conforto do pet e, consequentemente, uma consulta mais tranquila tanto para o animal, como para o tutor e para o veterinário e sua equipe”, afirma Priscila.

O Cat Handling Programme é gratuito e para participar é necessário fazer o cadastro e ter um código de acesso exclusivo, que pode ser adquirido por meio da equipe Ceva ou do SAC – sac@ceva.com. Saiba mais sobre o programa neste link.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Arquiteta dá dicas para decorar a casa com materiais "pet friendly"

Homeopatia: veterinária comenta técnica contra pulgas e carrapatos

Alta incidência de FELV no Brasil representa descaso público 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.