Assine

CFMV comemora adesão do primeiro ciclo de programas de residência

Quatro instituições foram selecionadas para receber as visitas in loco

Integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/CFMV) se reuniram na sede do Conselho, nos dias 5 e 6 de setembro, para avaliar propostas de 43 programas de Residência em Medicina Veterinária de seis instituições de ensino (IEs).

“Ficamos satisfeitos com o acolhimento das instituições, que já tem o entendimento de que o processo de acreditação do Conselho é uma valiosa ferramenta para garantir a qualidade dos serviços à população”, comemora o presidente da comissão, Fabio Manhoso.

Das seis instituições inscritas, apenas quatro foram selecionadas para receber as visitas in loco, com pelo menos dois membros da CNRMV e um técnico do CFMV.  A previsão para divulgação dos resultados é fevereiro de 2020, e a comissão já planeja um próximo ciclo.

Entenda. As inscrições para o I Ciclo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, se encerraram em 03 de setembro. O projeto visa avaliar a qualidade dos programas, que serão chancelados com selo do CFMV por contribuírem para a melhoria contínua dos médicos-veterinários.

A adesão é sempre voluntária, gratuita e podem participar as instituições que tenham curso de Medicina Veterinária, exclusivamente no período diurno. É necessário comprovar que o programa de Residência funciona há, no mínimo, cinco anos; e o de Aprimoramento Profissional há, pelo menos, dez anos.

As instituições interessadas submetem o projeto pedagógico dos programas, o relatório de casuística dos últimos três anos de cada programa, termo de autorização da pró-reitoria de pós-graduação, além de ficha de inscrição e termo de aceite da participação voluntária.

Como modo de congralutar as intituições participantes, elas receberão selos. O “Selo Ouro de Acreditado”, com validade de até cinco anos, será dado para quem atingir, na verificação in loco, 85% de avaliação. Já o “Selo Prata de Acreditado”, com validade de dois anos, será concedido aos programas que atingirem 75% dos pontos.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.