Assine

CFMV destaca o papel de veterinários em lei de maus-tratos

Profissionais são essenciais no combate à impunidade de agressores

Frente à nova lei contra maus-tratos a animais, de nº 14.064/20, Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) destaca atuação de profissionais da área. Neste cenário, médicos-veterinários são essenciais no combate à impunidade dos agressores de animais.

De acordo com a médica-veterinária e residente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Mara Rita Rodrigues Massad, “o exame pericial é de crucial para a constatação de ação criminal”. Para ela, a nova legislação sinaliza, portanto, avanços no âmbito da perícia médica-veterinária.

Isso vai de encontro com o argumento apresentado pelo pesquisador Marcelo Robis Francisco Nassaro, autor do livro “Maus-tratos aos Animais e Violência Contra Pessoas”. Segundo ele, uma vez que os autos demandam laudos entre as provas, o médico-veterinário é um profissional necessário para que a lei se aplique.

“Para que haja médicos-veterinários à disposição nesta frente de trabalho, será preciso uma reorganização do Estado, nas esferas Federal, estaduais e municipais”, problematiza Nassaro, que, a partir do seu olhar atento aos animais e da experiência como oficial da Polícia Militar de SP, tornou-se um estudioso do assunto, em especial da teoria do link (elo).

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CRMV-BA participa de ação contra falsa veterinária que cometia maus-tratos

São Paulo recebe prêmio "Cidade Amiga dos Animais 2020"

Pets anões: condição oferece algum risco à saúde?

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/alt/php-fpm56/usr/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/imagick.so' - libMagickWand.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: