Assine

CFMV envia Relatório de Gestão 2019 ao Tribunal de Contas da União

Transparência, informação e integração marcam esses anos da atual diretoria

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) entregou, em 27 de agosto, seu relatório de gestão relativo ao ano de 2019, ao Tribunal de Contas da União (TCU). O documento traz no novo modelo integrado todas as atividades da gestão da atual diretoria, empossada em 17 de dezembro de 2017, sob os princípios da inovação e da transparência.

Seu principal objetivo é oferecer uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do CFMV, no contexto de seu público externo, levam à geração de valor público.

Em seu conteúdo, disponível aqui, o CFMV enumera suas principais atividades e faz sua prestação de contas aos profissionais e à sociedade. Vale destacar que o relatório continua apresentando a evolução do processo de prestação de contas, de modo a torná-lo cada vez mais útil e transparente à sociedade, aos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia, aos gestores e órgãos de controle.

O ano de 2019 foi marcado pela publicação de importantes resoluções que representaram avanços para a Medicina Veterinária e a Zootecnia, como a Resolução nº 1.275/19, que modernizou regras de funcionamento dos estabelecimentos veterinários. E as Resoluções CFMV nº 1.281/2019 e nº 1.260/2019 que regulamentam os cursos de auxiliar de veterinário e delimitam a atuação desses profissionais. E, no âmbito da Zootecnia, a Resolução CFMV nº 1.267/2019 instituiu o novo Código de Ética do Zootecnista, após 37 anos da primeira versão.

Outro ponto importante e cada vez mais presente é a integração e fortalecimento dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e, nesse sentido, é possível ver no relatório a consolidação dos números referentes à quantidade de fiscalização, anotações de responsabilidade técnica, termos de fiscalização, autos de infração e constatação em todo o Brasil.

Na mensagem apresentada na abertura do relatório, escreveu o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida: “Como órgão fiscalizador das profissões que guarda estreita relação com a promoção da saúde humana e animal, o CFMV tem como objetivo fundamental assegurar à sociedade a correta prestação dos serviços profissionais de médicos-veterinários e zootecnistas qualificados e habilitados. Para isso, o CFMV se mantém permanentemente atualizado e atento ao cenário brasileiro e mundial e continuará destinando esforços para promover maior foco na comunicação, na inovação e na transparência como suas principais competências estratégicas em prol do bem-estar da sociedade".

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Comemoração: CRMV-SP realiza a 4ª Semana do Médico-Veterinário

CRMV-BA promove campanha de doação de alimentos a animais

Vetnil inicia período de indicações ao prêmio Veterinário do Ano

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.