Assine

CFMV retoma sua atuação de protagonista dentro da Panvet

Associação Panamericana de Ciências Veterinárias reúne 16 países membros

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) confirmou sua atuação no conselho diretivo da Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet). O conselheiro do CFMV Cícero Pitombo foi eleito, por unanimidade, irá representar o Brasil na Panvet. 

A escolha dos membros da instituição ocorreu na Assembleia Ordinária de Delegados da Panvet, em 15 e 16 de novembro, no Chile, durante o 20ª Congresso Chileno de Medicina Veterinária. A assembleia reuniu representantes de 11 dos 16 países membros, entre eles, Brasil, Estados Unidos e Canadá. 

Fundada em 1992, a Panvet é considerada a principal associação da ciência veterinária das américas. Sua atuação é reconhecida por órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Associação Mundial Veterinária (WVA). 

A associação reúne instituições representativas de várias nações do continente que, juntas, estabelecem políticas, inovações e recomendações para manter a liderança da Medicina Veterinária no mundo. “O Brasil, como líder em número de profissionais inscritos e com sua importância na economia mundial, não poderia ficar fora de definições tão impactantes para a categoria. Além da troca de experiências entre os países, assumimos uma postura proativa e protagonista nas definições sobre a profissão. O País vai participar, agora, do planejamento estratégico da instituição de 2019/2020”, relata Pitombo. 

A mudança de postura na atuação do CFMV ficou evidente na reunião. O CFMV propôs um documento de “Moção de preocupação em relação ao número de cursos de Medicina Veterinária e de posição contrária aos cursos de Educação a Distância na área de Saúde”. O texto foi aprovado por todos os representantes dos países presentes. Além disso, no segundo dia do evento, o conselheiro do CFMV João Alves discorreu sobre “Educação e certificação de especialidades”. 

Os delegados brasileiros na Panvet são os conselheiros: José Arthur de Abreu Martins, João Alves e Cícero Pitombo (agora, integrante do conselho diretivo). “Durante o evento, sugerimos, também, a criação de grupos de trabalho que tratem da sanidade e mercado. Com isso, pretendemos levar à Panvet temas estratégicos para atividade profissional ”, relata Martins. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.